Cases, painéis e muita informação marcam segunda edição do Empreende Mulher Catarinense

17 de agosto de 2016

Integrantes do Núcleo de Mulheres Empreendedoras de Rio Negrinho participaram do evento

Cerca de 600 Mulheres empresárias de todo o Estado reuniram-se nesta quinta-feira, 15 de agosto, em Florianópolis, para o evento Empreende Mulher Catarinense em comemoração ao Dia Estadual da Mulher Empresária, que é celebrado no dia 17 de agosto.

O evento é promovido pelo Conselho Estadual da Mulher Empresária (Ceme) em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira.

A abertura do encontro foi prestigiada pela presença do presidente da Facisc, Ernesto João Reck, do diretor financeiro, Doreni Caramori, do vice-presidente da indústria, André Gaidzinski, e da vice-presidente de educação empreendedora e presidente do Conselho Nacional da Mulher Empresária, Neiva Kieling. Também estiveram no encontro, a deputada estadual Ana Paula Lima (PT), uma das incentivadoras do seminário, e a deputada federal, Carmem Zanotto.

Para a deputada Ana Paula Lima, empreender, para as mulheres, não é somente um meio de negócio, mas também um instrumento de emancipação social. “Para muitas de nós, empreender é uma forma de empoderamento, de quebrar paradigmas, de lutar contra os modelos de trabalho machistas e conquistar a própria independência e liberdade.”

Neiva Kieling destacou seu orgulho em fazer parte da história do Ceme e o desafio que terá em levar sua experiência para outros estados, integrando e empoderando as mulheres empresárias de todo o país como presidente do Conselho Nacional da Mulher Empresária.

Em um discurso emocionado e enaltecendo o trabalho de todos os envolvidos no evento, a presidente do Ceme, Janelise Royer dos Santos, destacou a importância de se viver os sonhos, empreender e buscar informações para alcançar os objetivos.  Para a presidente, mais do que comemorar o Dia Estadual da Mulher Empresária, o evento serve para chamar a atenção sobre o verdadeiro papel da mulher na sociedade, ressaltar a importância do empreendedorismo e do movimento feminino associativista em Santa Catarina. “Empreendedorismo não é profissão, é missão”, declarou.

O presidente da Facisc, Ernesto Reck, parabenizou o empenho das empresárias e o sucesso da segunda edição do evento. “O Sistema Facisc se orgulha em ter um grande número de mulheres entidades e ver que este número cresce cada vez mais”, afirmou.

O primeiro painel, intitulado “Liderando e Empoderando Mulheres”, foi apresentado pela empresária e presidente da Federação das Associações Comerciais, Industriais e de Serviços do Rio Grande do Sul, Simone Leite, e pela empresária, Jussara Barbosa, primeira presidente de Federação Empresarial do Brasil e vice-presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

Fonte: FACISC

FOTO: Eduardo G. de Oliveira/Agência AL