Encontro estadual de ACIS debate desenvolvimento do associativismo e transformação da sociedade

20 de outubro de 2016

O segundo dia do Encontro Estadual de ACIs da FACISC iniciou com o painel “Implantação e Desenvolvimento de ACIs”. Moderado pelo 2º vice-presidente da FACISC, André Odebrecht, o painel contou com os cases das ACIs de Araquari, Palma Sola e Santa Terezinha.

O presidente da ACI de Palma Sola, Igor Vissotto, falou sobre como foi criar uma associação empresarial em um município de 7 mil habitantes com a existência de duas outras entidades empresariais. Alcidir Boaretto, presidente da ACI de Araquari,  e a presidente da ACI de Santa Terezinha, Ana Sapelli também falaram dos desafios frente às entidades nas suas cidades.

Em Balneário Camboriú, o BC Criativo, programa que visa incentivar a economia criativa na cidade, vem mudando a realidade local, foi apresentado no Painel “Associativismo transformando a Sociedade”, pela presidente da entidade, Ciça Müller. Já o vice-presidente da ACI de Joinville, André Daher, falou sobre o Banco Social, que tem como objetivo capacitar instituições que promovem ações sociais na confecção de projetos e orientar para a captação de recursos financeiros oriundos de leis de incentivo e renúncias fiscais. O case da ACI de Iporã do Oeste foi apresentado pelo presidente da entidade, Alexandre Ruscheinsky, focado no desenvolvimento do Programa DEL na cidade. O painel foi moderado pelo 1º diretor financeiro da FACISC, Doreni Caramori Jr, que falou que o DEL está em 16 municípios e mais 35 em fase de sensibilização.

Fonte: Facisc