Estudantes participaram da Semana dos Núcleos da ACIRNE

11 de agosto de 2017

Além de fortalecer o associativismo, criar um ambiente de negócios, ampliar o conhecimento e promover o desenvolvimento empresarial, a Semana dos Núcleos da Associação Empresarial de Rio Negrinho (ACIRNE) também trabalhou intensamente com os jovens.

A presidente da ACIRNE, Eliete Adriani da Cruz, enfatiza a importância das ações com esse público. “Eles são o nosso presente e futuro, e temos a preocupação de direcionar atividades para esse público. Precisamos mostrar as oportunidades, pois eles serão empresários, empreendedores e profissionais que irão fomentar o desenvolvimento do município. Sempre queremos buscar essa aproximação”, relata.

Na quarta-feira, 09, o núcleo comunitário contra enchente organizou um bate papo com estudantes para abordar sobre atitudes sustentáveis e iniciativas, impactando diretamente no município e no mundo. Na quinta-feira, 10, ocorreu a formatura na Escola de Educação Básica Luiz Bernardo Olsen, no Distrito de Volta Grande. A capacitação “Crescendo e Empreendendo” contou com a participação de 22 alunos do segundo e terceiro ano do ensino médio, com organização do núcleo de mulheres empreendedoras e apoio do Sebrae. A instrutora e professora do Senac, Roseli Doerlitz, comenta sobre a participação e criatividade dos envolvidos. “Encontrei jovens muito participativos, que realizaram as tarefas com muito empenho e dedicação. Diversas características empreendedoras foram destacadas”, observa.

Já na sexta-feira, 11, a 2ª edição do Workshop das Profissões, organizado pelo Núcleo de Gestores de Recursos Humanos, contou com a presença de instituições de ensino e palestrantes. A proposta foi proporcionar um encontro durante um dia inteiro, visando conscientizar os futuros profissionais sobre as rápidas mudanças no mercado de trabalho, a questão comportamental, vivência entre várias gerações e apresentar inúmeras oportunidades de atuação profissional.

A coordenadora do núcleo, Regiane de Almeida, enfatizou a oportunidade. “O objetivo do núcleo foi proporcionar nesse dia diversas palestras com profissionais experientes, que contam sobre sua vivência e os desafios no mercado de trabalho, e além disso, com os expositores é possível obter muitas informações, envolvendo área de atuação, grade curricular para que o próximo passo nos estudos, vocês tenham o maior número de dados. Queremos agradecer imensamente as escolas, professores, diretores, instituições de ensino e empresas apoiadoras”, ressalta.

O workshop das profissões contou com a participação de 450 alunos, englobando 10 escolas de Rio Negrinho e São Bento do Sul. O evento obteve o apoio das empresas Transtusa, Germânia Supermercados, Cahdam Volta Grande e Ceraflame.

Ao todo, durante a Semana dos Núcleos da ACIRNE, foram trabalhados com 600 estudantes temas relacionados ao meio ambiente, sustentabilidade, empreendedorismo e mercado de trabalho.