Impostômetro alcança a marca de R$ 900 bilhões

15 de junho de 2016

No ano passado, a mesma marca foi alcançada em 13 de junho

O valor desembolsado pelos brasileiros em forma de impostos, taxas e contribuições atingiu no último domindo, 12, às 7h10, o total de R$ 900 bilhões, segundo o Impostômetro, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). No ano passado, a mesma marca foi alcançada em 13 de junho, um dia depois do que o previsto para este ano.

Para o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alencar Burti, o valor desembolsado e a crise econômica brasileira sustentam o argumento de que não há espaço para a criação de novos impostos. “A população brasileira já paga tributos demais e, neste período de forte recessão, isso pesa ainda mais. Apoiamos os ajustes propostos pelo governo, mas ponderamos que é impossível cogitar qualquer ideia de aumento de impostos agora’, afirma em nota.

Burti acredita o aumento da carga tributária “aprofundaria a crise”, e por isso é fundamental a realização de uma reforma tributária.O Impostômetro foi implantado pela ACSP em 2005, no centro da capital paulista, e foi criado com o objetivo de dimensionar o tamanho da carga tributária paga pelos brasileiros.

Fonte: Impostômetro