Indicadores sociais impactam na posição de SC em ranking de competitividade

21 de setembro de 2016

Santa Catarina ficou em 3º lugar no ranking de competitividade dos estados brasileiros, atrás apenas de São Paulo e Paraná

Santa Catarina ficou em 3º lugar no ranking de competitividade dos estados brasileiros, atrás apenas de São Paulo e Paraná, conforme pesquisa divulgada pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Economist Intelligence Unit.

O estado manteve a colocação registrada em 2015, mas houve uma queda de 77,3 pontos para 74,3 pontos este ano. Este resultado deve-se principalmente as perdas de competitividade em solidez fiscal, potencial de mercado e capital humano- pilares que avaliam os seguintes indicadores: tamanho do mercado, taxa de crescimento da economia, crescimento da força de trabalho, produtividade, custo da mão de obra e situação financeira do Estado.

De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, os dados mostram os efeitos da recessão na economia catarinense e seus reflexos nas finanças públicas, além de sinalizar a necessidade de mudança na gestão do estado.

“Tornar o estado mais eficaz e menos oneroso são medidas fundamentais, junto a um programa focado na eficiência tributária, sem elevar a carga de imposto, e a desburocratização do ambiente regulatório. Por outro lado, os bons resultados nos indicadores sociais reforçam o diferencial catarinense no que diz respeito à qualidade de vida e o bom desempenho do emprego, visto que o estado tem a menor taxa de desocupação do Brasil (6,7%). O setor do comércio e serviços é uma grande responsável por este resultado, empregando 1,4 milhões pessoas”, afirma.

Educação: alicerce para competitividade

O empresário destaca a educação, que passou de 84,1 para 85,7, ocupando agora o 3ª lugar, atrás de São Paulo e Minas Gerais.

“Em visita a Seul em junho deste ano tivemos a oportunidade de conhecer o sistema educacional do país asiático, um dos mais competitivos em âmbito global, e ver de perto a cultura da competitividade. A excelência em educação, prioridade nas políticas públicas, elevou os indicadores econômicos da Coreia do Sul nos últimos anos. Temos muito a desenvolver nesta área em todo o país e o Sistema Fecomércio SC investe neste pilar desde o ensino básico, no Sesc, até a pós graduação, no Senac”, completa.

Entre os destaques, Santa Catarina também obteve bons resultados na sustentabilidade social, que analisa a qualidade de vidas das pessoas, como IDH, mortalidade infantil, moradia, segurança alimentar, nível de pobreza, entre outros; e na sustentabilidade ambiental, a qual avalia a emissão de CO2, tratamento de esgoto e destino do lixo.

Fonte: Fecomércio SC