Missão empresarial do DEL na Alemanha acontece no dia 23 de junho

21 de junho de 2017

Mais uma comitiva organizada pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) irá à região de Essen (Alemanha) no dia 23 de junho a primeiro de julho para participar de seminário técnico sobre desenvolvimento econômico em regiões urbanas. O vice-presidente da Facisc, Alexandre Rucheinsky, o coordenador de Projetos da Facisc, Osmar Vicentin  e o supervisor  da Facisc, Clovis Consoli, vão coordenar a equipe composta por 11 integrantes entre os quais lideranças políticas, presidentes de Associações Empresariais, representantes do Programa Empreender (SC e MG) e agentes do DEL – Programa de Desenvolvimento Local dos municípios de Rio Negrinho, Schroeder, Iporã do Oeste. Em Rio Negrinho, os representantes serão: a Presidente da Associação Empresarial (ACIRNE), Eliete Adriani da Cruz, juntamente com o Prefeito Julio Cesar Ronconi e o Agente de Articulação, Gelásio Onofre de Castilho.

“Cada vez mais os atores locais assumem o papel proativo na promoção do desenvolvimento de seus municípios e regiões. Este trabalho não se restringe a questões econômicas, mas sim a formulação e implementação de política e projetos que visam o desenvolvimento sustentável, buscando o equilíbrio entre interesses econômicos, sociais e ambientais. Esta atuação promove mais conhecimento e várias oportunidades de trabalho das lideranças empresariais e públicas”, destaca, Rucheinsky.

A comitiva também vai conhecer o trabalho da Câmara de Artes e Ofícios de Essen, o consenso, políticas de geração de emprego e cooperação; projetos de atração de investimentos nas áreas de energias renováveis e eficiência energética, setor responsável por América Latina com apoio a novos empreendedores, serviços e cooperação com o Brasil.

Os participantes também vão ter a oportunidade de realizar visita técnica ao GENO Bank Essen, eleito por diversas vezes o melhor banco da cidade, além da incubadora Tripple Z, criada no âmbito do programa para o desenvolvimento local.

Al Invest

A Missão Empresarial do DEL conta com o apoio financeiro da União Europeia por meio do programa de cooperação Al Invest 5.0. A Facisc é uma das 22 entidades na América Latina contempladas para realizar o Programa, gerenciado pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo (CAINCO), Santa Cruz, Bolívia, cujo objetivo é promover o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas em toda a América Latina. A missão atende a atividade de desenvolvimento sustentável.

Resultados

As missões do DEL já promovidas pela Facisc têm se desdobrado na vinda de empresários alemães em alguns municípios catarinenses com interesse em importantes  investimentos.

Em Curitibanos, a associação empresarial (ACIC) recebeu três vezes, desde 2016, representantes da Alemanha para conhecerem melhor a economia local e as potencialidades da região. A possibilidade foi criada depois da participação da ACIC na Missão Empresarial promovida pela Facisc até a cidade de Essen (Alemanha).

“Hoje o tema maior é a energia renovável, no entanto, agora iremos levar essas informações para um grupo de 140 empresas, dos mais variados segmentos, que fazem parte de nosso networking e analisar quais se encaixam com os interesses das empresas brasileiras, a partir desse momento vem um terceiro passo que é o investimento e como isso será financiado”, finalizou Lucilene Petreca, brasileira que já esta na Alemanha há 17 anos e é consultora da Hey Projects KG.

A cidade de Itá, desde sua entrada no programa DEL, também tem mantido uma estreita relação com a Alemanha, quer seja enviando participantes nas missões, quer seja recebendo técnicos e empresários. No processo de intercâmbio já participaram a ex-prefeita de Itá, Leide Mara Bender, e o ex-presidente da Associação comercial e industrial de Itá ACITA,  Lauri B. Simon,  que estiveram no seminário internacional de desenvolvimento econômico em Essen no ano de 2014.

Itá tem recebido apoio da Alemanha por meio da parceria com o BFZ, apoio fundamental na estratégia de formar multiplicadores no tema sustentabilidade. A cidade de Itá também recebeu uma consultoria em eficiência e matrizes energéticas, planejamento energético do município, onde sediou a formação de consultores em eficiência energética e  estudo preliminar para uso de energias renováveis, que tem sido um norteador para as atividades da câmara técnica de meio ambiente e energias renováveis.

Em 2015 a viagem da comitiva de Iporã do Oeste para a cidade de Essen na Alemanha teve como objetivo a implantação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local, o DEL.

“Santa Catarina é um dos grandes centros de colonização de alemães, e por isso as relações com a Alemanha são tradicionais e exemplares. Atualmente a Alemanha possui 1,2 milhões de pontos de energia fotovoltaica, gerada através da luz solar, e são 6.500 empresas que atuam na instalação desses sistemas de aquecimento. O prefeito de Iporã do Oeste comentou que essa experiência ainda está sendo trabalhada no Brasil, e o país tem muito que aprender com a Alemanha”, divulgou a ACI de Iporã.

Fonte: FACISC