Idealizador do Movimento Abril Verde realiza palestra em Rio Negrinho

2 de abril de 2017

O Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado do Paraná – SINTESPAR – idealizou o movimento Abril Verde e, em parceria com instituições públicas e privadas, promove uma campanha a favor da saúde e segurança do trabalhador brasileiro. O mês foi escolhido por conter duas datas importantes para o tema: o dia 07 de abril, Dia Mundial da Saúde, e o dia 28 de abril, Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho.

Conforme publicado pela Revista Proteção em seu portal, o diretor-geral da OIT, Guy Ryder, alertou para a situação inaceitável de 2,3 milhões de mortes por ano por acidentes e doenças do trabalho, e de 860 mil pessoas que sofrem algum tipo de ferimento todos os dias no mundo. Segundo a revista, ele estimou que, os custos globais, diretos e indiretos, chegam a 2,8 trilhões de dólares, ou quase 7 trilhões de reais.

Informações do Anuário Brasileiro de Proteção 2015, que utiliza os dados do Anuário Estatístico da Previdência Social, mostram que no ano de 2013 no Brasil foram 717.911 acidentes no total, 2.814 óbitos e 16.121 incapacidades permanentes. No intuito de conscientizar a população sobre doenças e acidentes do trabalho, visando diminuir a crescente ocorrência e a mortalidade dos últimos anos, o Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho desenvolvem o Movimento Abril Verde, uma iniciativa criada em 2014, e que já colhe resultados, como a lei 12.814/2014 criada pela Câmara Municipal de João Pessoa, na Paraíba, que tornou abril o mês da prevenção de acidentes do trabalho e também na cidade de Chapecó Oeste, em Santa Catarina, onde o Conselho Municipal de Saúde da cidade instituiu o Abril Verde.

O objetivo é combater doenças e acidentes de trabalho e, principalmente, promover a cultura de prevenção, que beneficia tanto empregados quanto empregadores. Qualquer pessoa pode participar das ações do Movimento Abril Verde.

Sobre Acidentes e Doenças do Trabalho

O Brasil, segundo a OIT, ocupa o 4º lugar no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho. O Estado do Paraná ocupa o 4º lugar no ranking nacional com 52.132 acidentes de trabalho, atrás de São Paulo (254.208), Minas Gerais (77.252) e Rio Grande do Sul (59.627) e pouco à frente do Rio de Janeiro (51.036). Somente a região Sul é responsável por 158.113 acidentes, o equivalente a aproximadamente 22% do total nacional. Os acidentes atingem todas as idades em vários níveis de incidência. As maiores estão entre 20 e 34 anos. A relação entre gêneros mostra que a incidência é maior no gênero masculino (494.746) do que no feminino (223.152), embora este também seja um número bastante expressivo.

Núcleo de Segurança do Trabalho realizará ações

Visando conscientizar sobre doenças e acidentes do trabalho, integrantes do Núcleo de Segurança do Trabalho da Associação Empresarial de Rio Negrinho, irão realizar diversas ações durante o mês de abril, para reforçar a importância do tema. E no dia 5 de abril, às 19h, acontece a palestra com Adir de Souza, idealizador do Movimento Abril Verde e Presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Estado do Paraná (Sintespar). “Queremos menos dias de trabalhadores parados por causa de acidente, tendo orgulho do produto que produz ou serviço que presta à sociedade”, afirma.

Sobre o Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho – SINTESPAR

O Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado do Paraná – Sintespar – com sede e foro na cidade de Curitiba, Estado do Paraná, é constituído para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal da categoria dos Técnicos de Segurança do trabalho, na base territorial do Estado do Paraná, fundado com o intuito de colaborar como órgão consultivo dos poderes públicos e as demais instituições no sentido da solidariedade social, sendo sua duração por prazo indeterminado.

Fonte: Movimento Abril Verde – www.abrilverde.com.br

INSCRIÇÕES PARA PALESTRA: https://www.acirne.org.br/agendas/abril-verde/