Participação de todos no Programa de Desenvolvimento Econômico Local é essencial

23 de junho de 2017

Essa foi uma das questões destacadas na noite de quinta-feira, 22, no Centro de Excelência, em Rio Negrinho, com a apresentação dos indicadores referente as entrevistas realizadas com os voluntários no Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL. Com a elaboração da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC – com o DEL é possível que os municípios sejam replanejados visando 20 anos à frente, sendo um total diferencial, pois o trabalho é completamente coletivo e os resultados surgem a partir desse envolvimento colaborativo.

A presidente da Associação Empresarial de Rio Negrinho – ACIRNE – Eliete Adriani da Cruz, reforçou que agora surge o maior desafio. “Passamos por essa etapa das entrevistas, porém o nosso maior desafio surge agora, insistir para que a comunidade participe desse projeto. Eu agradeço a todos os voluntários, as organizações, ao Germano Basso Júnior que iniciou o programa em sua gestão na ACIRNE e a equipe interna da Associação”, analisou.

O prefeito Julio Cesar Ronconi, também agradeceu a todos os envolvidos, tanto Associação quanto Câmara de Vereadores, e reforçou a necessidade de engajamento. “Vamos precisar de muita união para que o DEL saia do papel realmente, e todo esse processo envolve uma mudança cultural. Isso não é um projeto da Prefeitura, mas sim para a cidade”, destacou.

O coordenador de projetos da FACISC, Osmar Vicentin, apresentou os indicadores referente também as entrevistas realizadas, englobando cinco áreas: demografia; economia; educação e inovação; indicadores sociais; infraestrutura e habitação. Essa primeira etapa de trabalhos do projeto resulta em uma análise situacional, quando ocorre a conversa com várias pessoas, obtendo assim pontos de vistas diferentes. Foram 140 entrevistados.

Segundo Osmar, com o DEL não há espaço para pensar no passado. “Temos um único objetivo, pensar na implantação das estratégias para melhorar a qualidade de vida, atrair investimentos, proporcionar o desenvolvimento econômico e fortalecer as parcerias. Devemos refletir sobre como nós pensamos, agimos e como podemos caminhar daqui pra frente. Temos que ter a certeza de que as pessoas passarão, mas as instituições irão ficar e dar continuidade nesse modelo de gestão. O caminho é longo mas com objetivos específicos”, afirmou.

Com a inicialização do DEL, já passado por sua formalização, análise situacional, as etapas seguem em sua institucionalização, política de desenvolvimento e a gestão do plano. Com uma população de 42 mil habitantes, Osmar apresentou números referente a economia de Rio Negrinho, com predominância do município para a indústria da transformação em primeiro lugar, seguida de serviços e comércio. A cidade possui um potencial empreendedor forte com alto índice de confiança do empresariado. Inovação, infraestrutura e consumo também foram abordados.

Do dia 23 de junho a primeiro de julho, 11 representantes envolvendo FACISC, Associações Empresariais e lideranças políticas, realizam uma missão empresarial para a região de Essen (Alemanha), no qual irão conhecer o trabalho da Câmara de Artes e Ofícios, seja em políticas de geração de emprego e cooperação, projetos de atração de investimentos, serviços e cooperação com o Brasil entre outros. Os trabalhos com o DEL seguem visando a etapa da formação das Câmaras Técnicas.