50 anos da Facisc são comemorados com evento presencial e Sessão Solene na Alesc

12 de novembro de 2021

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) comemorou seu cinquentenário nesta quinta-feira,11/11, com eventos presenciais e festivos, para um público menor, respeitando as regras impostas pela pandemia.

A comemoração iniciou com coquetel na sede da Federação. Ex-presidentes da entidade foram homenageados, além de diretores da atual gestão. O empresário Horst Maul de São Bento do Sul, com 94 anos, participou do evento. Ele foi um dos fundadores da Facisc e assinou a ata de fundação da entidade em 26 de junho de 1971. “É a história viva da Federação sendo registrada em um momento histórico”, declarou o presidente Sérgio Rodrigues Alves.

O presidente disse em seu discurso que existem momentos que são importantes na vida, e estar como presidente da Facisc no seu cinquentenário é motivo de orgulho e realização. “Ter tido o prazer de cumprimentar em vida o primeiro presidente da Facisc foi uma grande realização. Com 100 anos, Ody Varella tem uma lucidez fantástica. É a história viva da Facisc”, declarou sobre o encontro em homenagem aos 100 anos do fundador realizado na última semana. Sérgio ainda falou sobre o orgulho de representar 148 associações e 35 mil empresas associadas. “É um universo aproximado de 2 milhões de pessoas. 70% da população em SC. Estamos presentes em 7 de cada 10 municípios catarinenses”, detalhou sobre os dados da entidade que reúne empresários de forma voluntária

Homenagem aos ex-presidentes

Os ex-presidentes da Facisc foram homenageados pela atual gestão. Receberam como lembrança a pedra preciosa ágata. Esta pedra simboliza a solidez do trabalho e o valor do precioso esforço dedicado à FACISC. O 1º vice-presidente Elson Otto e o 2º vice-presidente, César Smielevski, ajudaram a fazer a entrega das ágatas, que são minerais que trazem belíssimos desenhos como sua característica principal quando se refere à qualidade dessa pedra natural. Conhecida como a pedra da coragem e autoconfiança, emana energias positivas e embeleza diversos ambientes. São garimpadas a aproximadamente 50m abaixo do solo e encontradas em forma de geodo (formações rochosas que ocorrem após erupções vulcânicas). Destinadas à produção de artesanatos, semijoias e peças de decoração, como as chapas entregues aos homenageados.

O presidente do Conselho Superior da Facisc, o ex-presidente, Jonny Zulauf ressaltou o trabalho de cada presidente, cada diretor, cada empresário voluntário que faz a diferença no associativismo. “O trabalho de cada é o que faz a diferença porque a Facisc se faz lá na ponta. O valor está no ideal é não no material. Isso que nos move. Estamos em cada rincão de SC  é isso que nos faz diferentes. Fazer mais com menos. Dedicar mais do nosso tempo para fazer nossa Santa Catarina brilhar no Brasil como temos brilhado. Nosso reconhecimento a cada ex-presidente que tem cumprido sua missão no associativismo”. Ele ainda ressaltou o modelo do Programa Empreender que foi exportado de SC para todo o Brasil.

Livro 50 anos

“Falar da Facisc é fácil e ao mesmo tempo difícil. Uma federação jovem e com tanta experiência acumulada. Tantos pleitos e tantas conquistas. Por isso estamos lançando o livro “50 Anos de uma Grande História”. Para lembrar cada um que escreveu está trajetória. Se hoje temos avanços na nossa federação é pela dedicação de cada um dos nossos ex presidentes”. Com esta fala do presidente Sérgio, foi lançado durante o coquetel o livro que conta a trajetória da Facisc nestes 50 anos.

O livro foi produzido pela editora Expressão e contou com apoio de parcerias firmadas ao longo da história da Federação. “Mais do que um livro, a publicação é um documento histórico de registro da memória e do legado da federação”, explica o presidente. Participaram desta edição: AEMFLO, ACIJ Joinville, ACIBR Brusque, ACII Itajaí, Dígitro, Lepper, Duolife, Portonave, ACIF Florianópolis, ACIC Chapecó, Convcard / Grupo Trier, ACIRS – Rio do Sul, ACIC Criciúma, ACIs da Regional Extremo Sul, Cerumar, ACISBS São Bento do Sul, Uniodonto, Invest Smart, Rio Deserto, Döhler, Badesc, Sebrae-SC, Tuper, ACIL Lages, ACIM Mafra, ACIs da Regional Sul e Expresso São Miguel.

O livro organiza os principais resultados das gestões passadas frutos do trabalho coletivo de voluntários, colaboradores e entidades do Sistema Facisc. “São essas iniciativas que nos motivam a continuar a lutar pelos nossos anseios, pela nossa infraestrutura”. Ele ressaltou que enaltecer crenças e valores é muito importante para a trajetória da Federação. “Somos de todos e para todos e sermos unidos para sempre mais fortes”, destaca Sérgio Rodrigues Alves. A obra foi entregue aos diretores presentes no evento.

ACESSE AQUI A VERSÃO DIGITAL DO LIVRO

Fundação Empreender

Durante o evento também foi realizada uma homenagem à Fundação Empreender pelos seus 30 anos de história.

Sessão Solene na Alesc

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou na noite desta quinta-feira (11) uma sessão especial em comemoração aos 50 anos da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). A entidade homenageada congrega quase 150 associações municipais, que representam 34 mil empresas e geram mais de 2 milhões de empregos diretos.