A inovação de Rio Negrinho perde um grande batalhador

20 de junho de 2018

Douglas Guimarães Damiani era natural de São Paulo e há anos morava na cidade de Rio Negrinho. Empreendedor nato, engenheiro mecânico de formação, inovador e gestor, sempre compartilhava o sonho de uma Rio Negrinho tecnologicamente desenvolvida.

Era presidente da Rinetec – Incubadora Tecnológica e foi Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico quando ela foi estabelecida. Também quando atuou na Administração Municipal aconteceu a primeira edição do Natal Encantado.

Como membro do Grupo Tech, pensadores que se reúnem regularmente para falar sobre o desafio tecnológico de Rio Negrinho, considerava nas rodas de conversa e no grupo de tecnologia como se a Rinetec fosse “o seu bebê”.

Foi um dos premiados por Rio Negrinho do disputadíssimo Programa Sinapse da Inovação, do Governo do Estado de Santa Catarina, e selecionado para participar do Programa 100 Open Startups em março deste ano na cidade de São Paulo.

Além de sempre debater e incentivar os temas de robótica, educação, desenvolvimento, política, agrobusiness, parques tecnológicos e turismo, atuou na sua própria startup, como proprietário da empresa Apoluz Desenvolvimento de Produtos e Processos (Nimbus Tecnologia), sempre comprometido em implementar soluções cada vez melhores e mais inovadoras em iluminação LED.

Como Rotariano ele foi muito atuante, ex-presidente e grande apoiador do Ponto Educa, pois sabia que a educação precisa de apoio e valorização como ferramenta para mudar realidades. O contrato de parceria entre o Rotary Club Rio Negrinho e o Ponto Educa foi fomentado por ele enquanto presidente da instituição. Ainda em educação, foi idealizador do programa Bom Professor. Também foi um dos articuladores dos recursos para viabilização dos equipamentos no Parque Paul Harris.

Como membro do Programa de Desenvolvimento Econômico Local -DEL, sempre lembrava a Indústria 4.0, e contribuía com sua forma para alcançar os objetivos em uma velocidade mais rápida. Como diretor do departamento da incubadora na ACIRNE, sempre apontava sugestões para o desenvolvimento da causa, a aproximação das empresas, do governo e da educação na área de tecnologia.

Em nome da ACIRNE, Rotary Club Rio Negrinho, Incubadora Rinetec e Grupo Tech, solidarizamo-nos nesse momento doloroso de grande perda. Douglas Guimarães Damiani, siga em paz ao infinito, iluminando, olhando e inovando um mundo melhor e mais assertivo!