Associações do Planalto Norte reunidas em Plenária da Facisc

30 de novembro de 2018

Na manhã desta quinta-feira, 29, os presidentes e representantes das Associações Empresariais que integram a regional Planalto Norte, se reuniram na Sociedade Musical, em Rio Negrinho para a Plenária da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).

A presidente anfitriã, Eliete da Cruz, acolheu todos os presentes e falou da importância da alternância de mandatos. Ela deixa a presidência da Acirne em dezembro, assumindo o empresário Dennis Li Vale. A presidente aproveitou ainda, para enaltecer o trabalho da Facisc, principalmente nas ações de desenvolvimento econômico local.

A vice-presidente regional do Conselho Estadual da Mulher (CEME), Casciane Antunes, apresentou as ações no estado e destacou a criação de dois novos núcleos da Mulher Empresária na região, um em Itaiópolis e outro em Mafra. Casciane ressaltou ainda, o trabalho de capacitação e desenvolvimento de lideranças e empoderamento das empresárias desenvolvido nos núcleos do estado.

Já Tiago Zimmerman, vice-presidente regional do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores (Cejesc), aproveitou a plenária para convidar as associações para participarem da AGO de Canoinhas, que acontece nos dias 06 e 07 de dezembro. O evento contará com visitas técnicas em empresas da cidade, assim como, será um evento de integração e alinhamento das ações para 2019.

A Plenária contou também, com a participação do economista, Cesar Corso, que falou das expectativas econômicas para o próximo ano. “Em 2017 o crescimento foi de 1% em relação ao PIB. Em 20 anos, a média de crescimento do Brasil foi de 2,5%. Esse índice é com relação ao crescimento populacional e não de produtividade” avaliou. Segundo ele, para 2019 existe a mesma previsão de crescimento, que pode mudar conforme o país for governado pelos novos gestores. Da inflação, Corso disse que a taxa atual é a menor já vivenciada, favorecendo os investimentos no Brasil. O economista ainda falou de inflação, relacionamento internacional, taxa de desemprego e outros.

No fim da reunião, o vice-presidente regional, Altair Ruthes, falou das as ações voluntárias em prol da regional e desejou que 2019 seja um ano ainda melhor para todos.

Nova sede

No dia 12 de dezembro, a Facisc inaugura a nova sede em Florianópolis. O presidente da Facisc, Jonny Zulauf, presente na plenária, destacou a importância do momento. “A Federação, essencialmente voluntária, passa a ser ainda mais ativa com sua própria sede” diz. A nova sede está localizada na Rua Visconde de Cairú, 391, no Bairro Estreito. No mesmo dia, acontece a reunião do Conselho Diretor (Assembleia), às 15 horas, e a reunião de diretoria da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

Fonte: Acisbs