Audiência final do Plano de Macrodrenagem é nesta quinta-feira

10 de setembro de 2019

Nesta quinta-feira, dia 12, às 19 horas, ocorre na Câmara de Vereadores a audiência pública final do Plano de Macrodrenagem de Rio Negrinho. O plano tem como objetivo caracterizar as causas das inundações e apresentar propostas estruturais e não estruturais para minimizar os efeitos das cheias na cidade.

A elaboração do Plano Diretor de Macrodrenagem abrangeu amplo estudo feito por técnicos, em cinco fases, divididas em levantamento de informações básicas, análise e diagnóstico da situação atual, recomendações de intervenções imediatas, propostas de ações prioritárias, e a elaboração final do Plano de Macrodrenagem.

O trabalho é coordenado pela Prefeitura de Rio Negrinho e tem a empresa Lótus Engenharia como executora, contratada por meio de processo licitatório. Para o prefeito Julio Ronconi, o Plano de Macrodrenagem é fundamental para o município. “Este é um trabalho vital para que possamos ter documentação técnica para minimizar os efeitos das enchentes em Rio Negrinho. Hoje quando buscamos recursos para ações de combate às cheias, a primeira pergunta que nos fazem é se temos um Plano de Macrodrenagem. Com esse plano, poderemos buscar os recursos necessários para as obras”, ressalta Julio.

O engenheiro Adriano Augusto Ribeiro, da empresa Lotus, explica que o Plano de Macrodrenagem é decisivo para o desenvolvimento e segurança das cidades. “Estudos como este serão feitos apenas uma vez na vida. Este plano de macrodrenagem requer atenção em cada detalhe que se trabalha, para que ele reflita a melhor solução para o município”, ressalta ele.

O prefeito ainda destacou que com o projeto, acabam-se as especulações sobre qual obra é melhor para por fim aos problemas das cheias. “O objetivo é parar com os achismos. Com o estudo da macrodrenagem completo, saberemos exatamente quais obras que precisam ser realizadas, inclusive com pré-projetos prontos para encaminhar aos governos do Estado e Federal para buscar recursos para estas obras”, explica Julio. “Rio Negrinho precisa se desenvolver, e se conseguirmos reduzir drasticamente os problemas das enchentes, podem ter certeza que nosso sucesso será muito maior”, encerra o prefeito.

Prefeitura de Rio Negrinho