Câmaras Técnicas do DEL discutem projetos para o desenvolvimento de Rio Negrinho

17 de setembro de 2018

A reunião mensal do Conselho Superior do DEL (programa de Desenvolvimento Econômico Local) contou com a apresentação dos trabalhos das Câmaras Técnicas da Desburocratização e do Agronegócio. O DEL é formado por 30 entidades de Rio Negrinho e tem o propósito de definir ações de curto, médio e longo prazo para o desenvolvimento da cidade.

A abertura da reunião foi feita pela presidente da Acirne (Associação Empresarial) Eliete Adriani da Cruz, que agradeceu a presença dos conselheiros e destacou a importância da união em prol de projetos que visam o desenvolvimento coletivo da cidade. O prefeito Julio Ronconi igualmente ressaltou o empenho de conselheiros e membros das câmaras técnicas, que estão se doando pela cidade. “Esse envolvimento de todos é fundamental para que Rio Negrinho se desenvolva. As pessoas estão participando, contribuindo para nossa cidade. Quem ganha com tudo isso é cada cidadão”, frisou ele.

Dorneles Simões de Oliveira, da Câmara Técnica da Desburocratização, apresentou aos conselheiros os projetos em discussão dentro da Câmara, como a desburocratização de setores como Cartório, Prefeitura, Cemitério, e órgãos de segurança como Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. “Estamos buscando forma de agilizar processos. Um levantamento que fizemos mostrou que há cidades no Brasil, como Uberlândia (MG), onde leva-se 30 dias para se abrir uma empresa, enquanto outras, como Caxias do Sul (RS), que leva-se 300”, enumerou ele. Segundo Dorneles, integrantes da Câmara Técnica já estudam formas de apresentar propostas para agilizar processos, sem tirar responsabilidades.

Em seguida, o veterinário Jackson Baia Lopes apresentou as ações que estão sendo discutidas dentro da Câmara Técnica do Agronegócio. Ele citou os projetos de se criar uma Feira do Agronegócio, Pirólise, Legislação para ocupação de terras rurais, créditos de carbono, a criação de uma escola rural, e ainda a atração de empresas do ramo cerealista e do agronegócio para Rio Negrinho.

O que é o DEL

O Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL, desenvolvido pela FACISC (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina), em parceria com Prefeitura de Rio Negrinho, Associação Empresarial (Acirne) e Câmara de Vereadores, institui um modelo de gestão capaz de contribuir para o desenvolvimento da região, garantindo a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável do município.

No DEL, parceiros públicos, o setor empresarial e atores não governamentais trabalham coletivamente para melhorar as condições de crescimento econômico e da geração de emprego. O município é replanejado com projeção de 20 anos à frente, da adequação das leis à análise econômica.

O DEL ainda cria uma plataforma de diálogo entre parceiros públicos, setor empresarial e atores não governamentais. Os resultados desse envolvimento são reflexo de um trabalho coletivo e colaborativo, aparecendo na forma do desenvolvimento local e sustentável.

Prefeitura de Rio Negrinho