Comtur fomenta o desenvolvimento turístico local

7 de abril de 2019

Em março aconteceu a segunda reunião do Conselho Municipal de Turismo de Rio Negrinho (Comtur), no Paiol D’Artes. Como conselho que discute as ações do turismo do município, vários assuntos foram tratados na pauta. Destaque para as ações previstas no Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS), plano composto por 94 ações distribuídas em 11 eixos de desenvolvimento sustentável.

Este plano foi construído de maneira participativa junto com a sociedade rio-negrinhense e que prevê diversas ações que buscam o desenvolvimento da atividade turística em Rio Negrinho. O foco desta reunião foi alinhar quais as ações devem ser consideradas prioritárias dentre as 94 previstas. Participaram da reunião 17 conselheiros, entre titulares e suplentes, o que demonstra o engajamento de todas as entidades públicas e privadas envolvidas com o turismo municipal.

O Comtur é composto por representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, Secretaria de Agricultura e Fundação de Cultura de Rio Negrinho, estes representando o poder público municipal. A iniciativa privada e terceiro setor estão representados pelas seguintes entidades: Asturine, Acirne, CDL, ABPF, Associação de Desenvolvimento da Microbacia do Rio Casa de Pedra (representando o turismo rural), Arterine e Associação da Vila do Artesanato (representando o artesanato).

Além dessas entidades, o Comtur tem representantes de segmentos do turismo e da sociedade: representante dos meios de hospedagem, da gastronomia, dos eventos, do turismo religioso, das entidades e clubes de serviço e da segurança pública.

Prefeitura de Rio Negrinho