Confiança do industrial de SC é a maior desde junho de 2010

27 de fevereiro de 2018

Pesquisa da FIESC mostra que o indicador alcançou 62,5 pontos em fevereiro, resultado 1,4 ponto superior ao registrado em janeiro

O Índice de Confiança do Empresário Industrial de Santa Catarina (ICEI) registrou 62,5 pontos em fevereiro. O resultado é 1,4 ponto acima do observado em janeiro, é o maior valor do indicador desde junho de 2010 e está acima do índice nacional no período (58,8 pontos), mostra pesquisa da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). Os indicadores da pesquisa variam de zero a cem pontos. Quando estão acima de 50 pontos mostram que os empresários estão confiantes.

“O fato de o empresário industrial de Santa Catarina estar mais otimista reflete o desempenho da indústria catarinense, que tem crescido acima da média nacional. Embora a comparação seja com uma base baixa, a retomada da economia no Estado foi importante em 2017 e a confiança registrada pela pesquisa indica que o desempenho em 2018 deve seguir favorável, especialmente porque a inflação está sob controle e os juros estão em queda”, avalia o presidente da FIESC, Glauco José Côrte. “O adiamento temporário da reforma da previdência não afetou as expectativas de curto prazo porque, de certa forma, o mercado já contava com isso. Mas para sustentar o crescimento no longo prazo, a agenda de reformas precisa ser mantida”, acrescenta.

O ICEI é calculado com base na avaliação das condições atuais e das expectativas dos empresários em termos de economia nacional, catarinense e empresa. A avaliação é segmentada para a indústria geral, indústria de transformação e construção civil. A confiança do empresário da indústria de transformação foi de 63,1 pontos em fevereiro. O valor foi puxado tanto pelo indicador de expectativas quanto pelo de condições atuais, com destaque para as empresas de médio porte, cujas avaliações avançaram tanto para Santa Catarina quanto para a indústria e para o Brasil como um todo.

O ICEI dos empresários da construção avançou 2,6 pontos em fevereiro, atingindo 58,7 pontos. Esse desempenho é puxado, sobretudo, pelo indicador de expectativas, que avançou especialmente nas pequenas e médias empresas. Já no indicador de condições, apesar de as empresas de médio porte ainda estarem na faixa abaixo de 50 pontos, as avaliações sobre a economia catarinense e nacional melhoraram em relação a janeiro.

Índice nacional: O empresário brasileiro continua confiante em relação à economia e à própria empresa. É o que mostra o índice de confiança divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O indicador permaneceu estável em fevereiro na comparação com o mês anterior, registrando leve variação de 59 pontos para 58,8 pontos. Os números revelam que a confiança do empresário é a segunda maior desde abril de 2011, ficando atrás apenas do índice verificado em janeiro.

Fonte: Fiesc