DNIT confirma faixas para aumento da segurança na BR-280

7 de fevereiro de 2020

Pedido recorrente da Câmara Municipal nos últimos anos, a instalação de faixas em trechos críticos do perímetro urbano da BR-280 em Rio Negrinho, deverá se tornar realidade nas próximas semanas. A informação foi confirmada pelo superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Ronaldo Carioni Barbosa, durante audiência com os vereadores Luciano Alves, presidente do legislativo rio-negrinhense e Abel Hack, em Florianópolis, na tarde desta quinta-feira (6).
O vereador Abel Hack apontou que com a remoção das antigas lombadas em alguns trechos da BR-280, bem como com a instalação de novos empreendimentos às margens da rodovia, fez com que além do aumento no movimento de veículos, também aumentassem os abusos de velocidade em trechos com grande circulação de pedestres e ciclistas.
“Nos últimos meses foram registrados acidentes muito graves, inclusive com óbitos no perímetro rbano da rodovia. No caso específico do bairro Industrial Sul, a situação se agrava muito nos horários de pico, período em que a travessia de um lado para o outro da rodovia federal está bastante complexa”, citou o parlamentar.
Para o presidente do legislativo, Luciano Alves, os redutores são essenciais para inibir os excessos de velocidade, mas outros pontos da rodovia federal também merecem mais atenção por parte do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). “Cobramos uma manutenção mais frequente da rodovia federal, tanto com reparos na pista de rolagem como com roçadas mais frequentes ao longo do perímetro urbano que impeçam que o mato venha a cobrir a sinalização, situação encontrada com frequencia ao longo da rodovia”, destacou.
O superintendente do DNIT, Ronaldo Carioni Barbosa, frisou que a manutenção de rodovias é uma prioridade para a segurança de todos e anunciou que deverá cumprir agenda na região no mês de março para averiguar os pontos que mais necessitam de melhorias – incluindo-se ai o trecho que corta Rio Negrinho.  Ele também frisou que está prevista a instalação de três faixas em locais estratégicos da rodovia ainda no primeiro semestre de 2020, conforme contrato assinado no final de novembro de 2019.

Câmara de Vereadores de Rio Negrinho