Empresários da Região discutem com o Deputado Darci de Matos sobre projeto de Lei que restringe o Tráfego de Cargas Perigosas na Serra Dona Francisca

21 de agosto de 2015

Na última segunda – feira, dia 17, o Deputado Estadual Darci de Matos esteve na sede da ACIRNE para apresentar em detalhes o projeto de Lei que visa restringir o tráfego de veículos com cargas perigosas na serra Dona Francisca. Estiveram persentes na reunião empresários da Região e também vereadores  rio – negrinhenses , que aproveitaram a ocasião para esclarecer várias dúvidas e questionar o deputado sobre o projeto .

De acordo com Darci, a medida já é adotada em outras regiões do Brasil, como no Rio Grande do Sul e no perímetro urbano de Curitiba . O projeto de Lei está em trâmite na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e seu principal argumento é o fato de a serra estar localizada em Área de Proteção Ambiental e ser abastecida pelo rio Cubatão, com manancial próximo da via, que em caso de acidente de algum veículo com carga perigosa poderia ser contaminado, comprometendo o abastecimento de água de cerca de 70% da população Joinvillense.

Os empresários cobraram mais melhorias na Serra como um todo, e também questionaram ao deputado qual seria a alternativa mais viável, se o projeto for aprovado, já que a Serra de Corupá, que seria a rota mais utilizada, já foi interditada várias vezes por problemas na pista. Darci de Matos se comprometeu a analisar esta questão juntamente com sua equipe. Ao final da reunião ficou acordado que as Associações Empresariais de Rio Negrinho, São Bento do Sul e Campo Alegre farão um levantamento do número de empresas que usam os materiais de classe 6 e classe 7, e qual o volume utilizado na região.