Entidades lançam campanha regional para Revitalização da Serra Dona Francisca

17 de abril de 2018

Entidades empresariais lançaram no fim da tarde de segunda-feira, 16, em um ato na Promosul, a campanha que cobra a Revitalização da Serra Dona Francisca. Além da Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs), as associações de Rio Negrinho, Campo Alegre, Joinville e Mafra, estão engajadas na ação, que visa chamar a atenção do governo do Estado para as condições da Rodovia SC 418. Em três anos, a rodovia registrou 70 mortes em mais de 1.300 acidentes, conforme último relatório da Polícia Rodoviária Estadual.

O presidente da Acisbs, Jonathan Roger Linzmeyer, disse em sua manifestação, que o que se busca é a responsabilidade com o dinheiro público, assim como as empresas precisam ter com o pagamento dos seus impostos. “Temos acidentes praticamente todos os dias na Rodovia, muitos com mortes, e nada acontece. Nenhuma obra para minimizar essas estatísticas é feita”, ressaltou. O presidente ainda lembra, que a última tentativa de buscar recursos junto ao Estado, em fevereiro deste ano, em Florianópolis, foi mais uma vez frustrante. “O que sempre se ouve é que nunca há recursos disponíveis. Para nada. E a Rodovia continua em situações precárias e fazendo vítimas”, lamentou.

O presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Jonny Zulauf, uma das entidades que apoia a campanha local, disse que “nós estamos fazendo esse movimento pela referência que essa estrada tem com a nossa história”. Zulauf ainda diz que a parte logística está extremamente prejudicada, pois a Rodovia é uma importante ligação às regiões do Norte de Santa Catarina. “Esta reivindicação faz parte do nosso Voz Única, que é um movimento que a Federação tem como destaque e é endossado por todas as associações empresariais, hoje mais de 140. A Rodovia SC 418 é sim, importante e vital para o estado” destacou.

A Serra Dona Francisca é uma importante via para o desenvolvimento da economia regional, assim como, um dos principais acessos ao Planalto Norte Catarinense. A falta de manutenção da via, a sinalização prejudicada e a iluminação fora de funcionamento contribuem para os altos índices de acidentes. A média de veículos transitando pela via por dia é 8,5 mil e em períodos de alta temporada chega a 13 mil.

O representante da Associação Empresarial de Joinville (Acij), Ivandro de Souza, falou da importância da participação da imprensa nessa campanha.  “Que bom que os veículos de comunicação estão presentes na campanha, para ver a indignação de cada um de nós, não queremos tornar esse evento político, mas não tem como descer a Serra e não verificar o descaso que estão fazendo com os nossos recursos”.

Entre as ações que compreendem o movimento, está o abaixo-assinado na plataforma Change.org, pressionando 16 autoridades e representantes políticos da região, entre eles, o governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira. A Rodovia SC 418 não recebe obras de revitalização há 16 anos, apenas pequenos reparos que não reduzem as estatísticas dos acidentes no trecho.

Para o mês de maio, também chamado de Maio Amarelo, a campanha visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. Uma ação no dia 19, está sendo organizada pelas Associações, no posto 4, da Polícia Rodoviária, em Campo Alegre, chamada de blitz educativa. O Núcleo de Automecânicas da Acisbs fará a inspeção e a orientação dos itens básicos de segurança, assim como uma cartilha sobre o tema será distribuída. Nesse dia ainda, acontece o dia D da campanha Feirão do Imposto em todo Brasil, e os integrantes do Núcleo de Jovens da Acisbs também participam da ação de conscientização. A campanha do Feirão deste ano tem como tema “Pague 2, leve 1”, e luta por menos discursos e mais eficiência no uso do dinheiro público.

Abaixo-assinado

Para assinar a petição, é necessário acessar a página https://www.change.org, e na busca colocar ‘Serra Dona Francisca’. Também, um QR Code foi criado para facilitar o acesso à página. Até as primeiras 100 assinaturas cada ‘alvo’ recebe um e-mail por adesão. Depois, um a cada 500 e, então, um a cada mil. O objetivo inicial é atingir 20 mil assinaturas.

Obras na Serra

Desde quando foi inaugurada a obra de 2002, com investimento de R$ 7 milhões do Governo do Estado, de lá para cá, nada de expressivo foi feito na Rodovia.  Naquela ocasião foram realizadas as obras de alterações da capacidade de drenagem, a correção de escorregamentos de barrancos, obras de pavimentação, implantação de piso de concreto em cimento nas curvas, nova sinalização com tachinhas refletivas, na vila Dona Francisca foi instalado passeio para ciclistas, investimento na cascata e estacionamento nos mirantes.  A serra recebeu dois tipos de pavimento: o asfáltico tradicional e o pavimento rígido de concreto, colocado nos trechos mais sinuosos da rodovia. Além de 6.500 metros de rede elétrica subterrânea e a instalação de iluminação especial nos 4.200 metros da Serra.

Apoio

A campanha conta ainda com o apoio do Núcleo de Automecânicas da Acisbs, dos Núcleos de Jovens Empreendedores de São Bento e Rio Negrinho, da Astran, do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga do Planalto Norte Catarinense (Sindiplan), e ainda do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores (Cejesc), da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), do Sest Senat e Observatório Social.

Fonte: Acisbs