Expogestão Digital vai analisar desafios, oportunidades e perspectivas econômicas para 2021

15 de outubro de 2020



Se lidar com estimativas econômicas no Brasil já é um exercício árduo em contextos normais, durante uma pandemia sem data para acabar, nos estertores do auxílio emergencial e com incertezas acerca da escala da irresponsabilidade fiscal, é um desafio para poucos. A Expogestão Digital terá Denise de Pasqual, sócia-fundadora da Tendências Consultoria Integrada para apresentar a palestra “Perspectivas econômicas para 2021 – o tamanho da ressaca”.

 

A economista irá abordar as oportunidades e riscos, os desafios e as alternativas de reaquecimento à frente do país, no pós-pandemia, analisando o perfil da retomada. De Pasqual vai trazer respostas para questionamentos relacionados ao desempenho das principais cadeias produtivas brasileiras e o que esperar do crescimento regional e como a renda das famílias se comportará nesse contexto.

 

Nunca haverá certeza sobre o futuro, mas é possível fazer conjecturas acerca dele. Movido por essa premissa que Paulo Vicente Alves, consultor e professor da Fundação Dom Cabral, começou a pesquisar, há mais de 20 anos, modelos que ajudassem a entender ciclos e repetições. Com a palestra “Projeções para o século XXI”, Paulo Vicente apresenta na Expogestão as suas conclusões. Conforme o estudo, cada revolução tecnológica gera uma revolução social e cultural que, por sua vez, gera uma revolução econômica. E mais: que muitas das mudanças que ocorreram eram previsíveis.

 

O que o modelo faz de melhor é levantar perguntas interessantes acerca do futuro, baseado em uma estrutura lógica que vasculha o passado. Com base nisso, Paulo Vicente também estima os maiores desafios para o Brasil, defendendo que crises de curto e médio prazos são preparações para o sistema brasileiro se reinventar, inserindo-se em um novo capitalismo.

 

A Expogestão Digital 2020 será realizada de 27 a 29 de outubro, em três ambientes de transmissão. Para conhecer a grade com mais de 50 palestrantes acesse o site www.expogestao.com.br