Facisc discute desenvolvimento sustentável com prefeitos e empresários

12 de maio de 2015

Representantes de 25 cidades de Santa Catarina, entre eles prefeitos e empresários, estarão reunidos na próxima semana, dias 14 e 15 de maio, no 1º Fórum Anual do DEL, o Programa de Desenvolvimento Local, desenvolvido em Santa Catarina pela Federação

Representantes de 25 cidades de Santa Catarina, entre eles prefeitos e empresários, estarão reunidos na próxima semana, dias 14 e 15 de maio, no 1º Fórum Anual do DEL, o Programa de Desenvolvimento Local, desenvolvido em Santa Catarina pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina. O evento acontece na cidade de Fraiburgo e pretende difundir os conceitos do Programa que é promovido em parceria entre o setor público e o privado para a realização de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável dos municípios.

Para Doreni Caramori Jr, diretor financeiro da FACISC e responsável pelo DEL em Santa Catarina, o Programa serve como ferramenta para que os municípios se tornem ambientes mais propícios ao desenvolvimento. “Nosso desafio é cada vez mais dar competitividade para as empresas e gerar a melhoria do ambiente empresarial onde estão inseridas”, destacou o diretor.

Participam do evento todos os agentes promotores de mudanças nos municípios catarinenses que implantarão o DEL, como Iporã do Oeste, Seara, Quilombo e Cunha Porã, e os que já implantaram como Fraiburgo e Itá. A previsão é reunir 100 pessoas no Fórum.

A programação conta com painéis e workshops com modelos e exemplos do que deu certo nos municípios como Fraiburgo e Itá e na Alemanha, de onde vem uma das inspirações para o Programa catarinense.

Modelo Alemão

Durante o mês de abril, prefeitos e empresários de quatro cidades de Santa Catarina conheceram de perto o modelo alemão que influenciou a criação do Programa de Desenvolvimento Econômico (DEL), realizado em Santa Catarina pela Federação. Também participaram da missão secretários de desenvolvimento, presidentes de associações dos municípios, empresários de Getúlio Vargas (RS) e o diretor financeiro, Doreni Caramori Junior.

Em todos os programas e modelos conhecidos pelos empresários e prefeitos catarinenses durante a viagem à Alemanha, o cidadão está no centro do sistema. As instituições apresentaram políticas de apoio às empresas, visando a geração de emprego e renda e, assim, proporcionando qualidade de vida para a sociedade. Além disso, também há uma grande valorização da formação profissional, isto claramente observado também na qualidade dos materiais e serviços prestados. “Em todas os organismos visitados vimos que há compromisso de todos com o meio em que vivem”, destacou o diretor da FACISC, Doreni Caramori.

Próximos passos

Agora os municípios partirão para a parte prática que inclui a formação dos conselhos desenvolvimentos, câmaras técnicas e a secretaria, sempre priorizando a parceria entre o poder público e o privado, a adesão de voluntários e a vontade de ver o município se desenvolver.

Para o presidente da Associação Empresarial de Iporã do Oeste – ACIIO, Alexandre Ruscheinsky, a implantação do programa DEL no município, está se tornando um marco. “É um divisor de águas. Nosso município possui diversos fatores que o tornam estratégico, e a soma de forças: político, privado e sociedade, fará com que nossas qualidades sejam alavancadas, e assim, com essa combinação de esforços, poderemos enfim, trabalhar com ações coordenadas e a longo prazo”.

O prefeito Ilton Pedro Vogt, também vê o programa como uma alternativa de desenvolvimento para a cidade. “O Plano de Desenvolvimento Local – DEL, é o planejamento iluminando nosso caminhar. A soma dos esforços das lideranças de diversas entidades sociais, transformará a expectativa em possibilidades, os desafios em realidades, as fraquezas em potencialidades. É Iporã do Oeste na rota do desenvolvimento futuro”.

O Programa

O Programa Desenvolvimento Econômico Local tem como objetivo instituir um modelo de gestão, capaz de contribuir para o desenvolvimento das cidades catarinenses.  Através do Programa, os municípios, unem iniciativa pública e privada para garantir a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável do município. Tudo feito em parceria e por meio da implementação da política de desenvolvimento sócio econômico.

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e o Centro de Formação Profissional das Associações Empresariais da Baviera (BFZ) são parceiros na realização do Programa.

A intenção da Federação é multiplicar o programa. Até o final de 2015 a entidade pretende chegar a 20 cidades de Santa Catarina.  “Desejamos intensificar e dar mais abrangência nos municípios que já participam. Evoluir para novos modelos do programa. Queremos implantar o primeiro ciclo para a sociedade civil e avançar no segundo ciclo trazendo novas ferramentas”, detalhou Doreni.

Fonte: Facisc