Facisc e entidades lançam Aliança Pró-Turismo

16 de dezembro de 2021

A Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-SC), Associação Brasileira de Agência de Viagens (Abav) e a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) se uniram para fomentar Santa Catarina como destino turístico. O projeto foi lançado nesta quinta (16/12) durante a última reunião de 2021 da Diretoria da Facisc. O evento aconteceu de forma on-line reuniu os representantes da Facisc e das Associações Empresariais.

A proposta reúne entidades representativas de classe e instituições que promovam atividades ligadas ao turismo, como: hospedagem, alimentação, eventos, cultura e lazer, entre outras. “Nosso estado possui atrativos para todos os perfis. Muitas vezes temos belezas iguais, ou até mesmo, melhores que destinos internacionais famosos. Mas isso nem sempre é de conhecimento do público. Por isso precisamos unir os esforços para divulgar os destinos, pois todos sairão ganhando”, ressalta o presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves. A apresentação da parceria foi realizada pela diretora de Marketing, Ciça Muller e contou com a presença do diretor-presidente da ABIH-SC, Rui Eduardo Schurmann, e a participação on-line da presidente da Abav, Maria Conceição Junckes.

Balanço 2021
Em tom otimista, o presidente Sérgio Rodrigues Alves, fez um balanço das ações realizadas em 2021 e destacou a sua satisfação com o primeiro ano da sua gestão. “Encerro 2021 com muita alegria. Foi um ano de consolidação de muita expectativa por todo o trabalho de uma gestão. Ficamos satisfeitos com os retornos que ouvimos durante as viagens. Por isso encerro o ano com o sentimento de missão cumprida e muito motivado para 2022. Teremos desafios muito positivos e importantes para as associações e as empresas catarinenses”.

Soluções Empresariais
A Federação encerra 2021 com 21 soluções empresariais. A arrecadação das soluções teve uma evolução e vai fechar o ano de 2021 com crescimento de 7,9% em relação a 2020. Já em relação a 2019, o crescimento foi de quase 5%. Segundo o diretor de Soluções Empresariais, Ciro Cerutti, mesmo em meio à pandemia e às dificuldades, a Facisc conseguiu manter o valor repassado às associações empresariais. Ele também falou dos planos para 2022 e destacou a Faculdade Facisc que vai promover a formação de profissionais ligados à área comercial das ACIs.

Missões
Com a retomada da realização de feiras e eventos, a Facisc vai criar uma área exclusiva para promover missões e intercâmbio.

Projeto Social
Durante o evento, a Escola de Cães Guias Helen Keller, a única da América Latina certificada pelo IGDF – Internacional Guide Dog Federation, foi apresentada aos empresários pelo presidente, Zenaldi Feuser. A sede da Escola é em Balneário Camboriú, é uma entidade sem fins lucrativos, que conta com contribuições para dar continuidade ao seu trabalho. Para quem quiser contribuir com este trabalho basta entrar no site https://caoguia.org.br/

Case
O case de sucesso do Núcleo de Parques Aquáticos da Associação Empresarial de Gaspar foi destaque na reunião. Dos nove parques aquáticos da cidade, sete são associados. Segundo Willian Stein, esta é a primeira vez que os parques atuam de forma coordenada. “Os parques se uniram por conta da pandemia para se adequar aos protocolos de saúde e retomar as atividades do setor. O setor teve uma perda de faturamento de cerca de 70% do faturamento. Infelizmente aprendemos na dor. Após esta união conseguimos a liberação das restrições e conquistamos participar do Prêmio Green Destinations”. Com a inscrição para o prêmio, as empresas conseguiram utilizar o diagnóstico para a melhoria da representatividade do setor, a eficiência dos seus negócios e acesso ao mercado.