Facisc firma parceria com Boa Vista SCPC

2 de janeiro de 2016

Em tempos de recessão econômica e crise política, a FACISC oferece uma nova parceria que promete ampliar a segurança e a qualidade em serviços de análise de crédito para as empresas associadas ao Sistema FACISC. Entidade voluntária que reúne 146 associações empresariais do Estado que estão à frente de 34 mil empresas de todos os setores, a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) disponibilizará a partir do dia 17/12 a nova solução Boa Vista SCPC (BVS) para o serviço de análise de crédito.

A expectativa da Federação é expandir a solução para as Associações Empresariais, proporcionando ao empresário meios de otimizar as decisões dos seus negócios. “Diante um mercado em crise, é fundamental ter informações adequadas para auxiliar o empresariado que se expõe ao risco de inadimplência. Por isso oferecemos esta nova solução Boa Vista SCPC, pois vemos na empresa uma aliada no compromisso de promover a inovação e disponibilizar informação personalizada em todos os ciclos de negócio, ajudando o empresário de pequeno, médio ou grande porte a vender com segurança”, destaca Marcelo Noronha, vice-presidente de soluções da Facisc.

Panorama do Mercado de Crédito

De acordo com os indicadores da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), a recessão econômica associada à crise política tem contaminado cada vez mais o mercado de crédito.Os pedidos de falência já registraram aumento de 17,8% no acumulado do ano (janeiro a novembro 2015), em relação ao mesmo período de 2014; já as falências decretadas subiram 17,4% na mesma base de comparação. Os pedidos de recuperação judicial e as recuperações judiciais deferidas, no acumulado do ano, também seguiram tendência de alta, registrando 50,3% e 43,6%, respectivamente.
Outro indicador que confirma este cenário adverso é o de Títulos Protestados de Empresas e Consumidores, que no país aumentou 25,5% no acumulado do ano (janeiro a novembro de 2015) em relação ao mesmo período de 2014. Mantida a base de comparação, tanto os protestos de empresas quanto os de consumidores também pioraram, registrando 18,3% e 36,5%, respectivamente.

A inadimplência do consumidor ocasionada pelo não pagamento das contas feitas com o uso de cheque como meio de pagamento também tem se mostrado expressiva. Em 2014 foram movimentados 771 milhões de cheques, sendo que 15,35 milhões foram devolvidos, ou seja, um percentual de 1,99% de devoluções. Já em 2015, no acumulado entre janeiro e outubro, foram movimentados 574,9 milhões de cheques em todo o Brasil, sendo que 12,36 milhões foram devolvidos por falta de fundo, resultado em um percentual de 2,15%. Em 12 meses são esperados 600 milhões de cheques movimentados, dos quais cerca de 14 milhões devem ser devolvidos. Portanto, mais um indicador que corrobora a piora do ambiente econômico. Neste contexto de instabilidade, a expectativa da Boa Vista SCPC é de que em 2016 a inadimplência do consumidor atinja a marca dos 6,5%, com base nos dados do Banco Central.

A parceria FACISC – Boa Vista SCPC

Entre os diferenciais oferecidos pela parceria está a capacidade de adaptação à evolução do negócio e às novas tecnologias, a infraestrutura com alta capacidade de processamento e disponibilidade, em ambiente escalável e uma plataforma analítica de alta performance, preparada para tratamento de dados e flexível na utilização e adoção de novas ferramentas.

O serviço prevê ainda conteúdos de educação financeira para o esclarecimento da população, ações de relacionamento do Portal Consumidor Positivo, regularização de débitos, consulta ao CPF, SOS documentos e cheques, online e sem dificuldades, além de segurança para todo o mercado.

A Boa Vista Serviços

A Boa Vista Serviços é um bureau de crédito brasileiro que oferece soluções inteligentes para a tomada de decisões de crédito e gestão de negócios. É administradora do SCPC, banco de dados com mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores e 42 milhões de registros de transações entre empresas.

O SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito completa, em 2015, 60 anos de existência. Criado pela Associação Comercial de São Paulo em 1955, em 2010 o serviço passou a ser administrado pela Boa Vista SCPC e atualmente é um dos mais completos e importantes bancos de dados de consumidores e empresas do país.

Hoje, atua com uma rede nacional de mais de 2,2 mil entidades representativas do varejo em todas as regiões do Brasil. A riqueza de informações do banco de dados permite à Boa Vista Serviços oferecer soluções inteligentes para auxiliar o processo de tomada de decisões de negócios de seus cerca de 1,2 milhão de clientes diretos e indiretos em todos os segmentos da economia.
Assista aqui o vídeo institucional da Boa Vista Serviços

Fonte: Graziella Itamaro | Comunicação Corporativa FACISC