Facisc lança Programa Voz Única para as eleições de 2018

7 de maio de 2018

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) lançará na próxima quarta-feira, 9/5, a terceira edição do projeto Voz Única durante a Expogestão em Joinville. Na reunião da Federação onde estarão presentes cerca de 100 presidentes de associações empresariais do Estado, a Facisc vai mostrar as novidades para a edição deste ano.

O Voz Única busca unificar a voz da classe empresarial em torno das questões e bandeiras em prol do desenvolvimento econômico de Santa Catarina. O objetivo do projeto é levantar as reais necessidades e os entraves ao desenvolvimento econômico do Estado. Segundo o presidente da Federação, Jonny Zulauf, o objetivo da Federação é auxiliar os governantes e parlamentares na elaboração de seus planos de governo. “Com estes itens é possível avaliar as necessidades catarinenses na ótica empresarial”.

O Voz Única foi até a última edição um diagnóstico, mas para este ano contará com algumas mudanças. As novidades desta edição estarão por conta do monitoramento dos levantamentos feitos nas edições de 2010 e 2014 com ações que foram ou não realizadas e o engajamento da sociedade como um todo através da ampliação do projeto. “O Voz Única reúne os anseios da Facisc, das 146 associações empresariais, cerca de 80 mil empresários e consequentemente 2 milhões de eleitores, considerando todo engajamento em cadeia que ele proporciona”, destaca Zulauf.

A Facisc levantará uma série de ações e atitudes que precisam ser realizadas em nível federal e estadual para que Santa Catarina tenha a garantia do desenvolvimento socioeconômico nos próximos anos. As informações são divididas por área: infraestrutura, economia, reforma fiscal, reforma política, reforma trabalhista, saúde, educação, segurança pública e outros temas de interesse geral. O conteúdo será levantado junto às associações empresariais em toda Santa Catarina e líderes empresariais ligados à Facisc.

As informações levantadas são publicadas em uma cartilha que é apresentada e discutida com os políticos municipais, estaduais e federais. É um instrumento de informação e consulta também para a sociedade. A ferramenta reforça e amplia o posicionamento e as bandeiras defendidas pela Facisc e serve também como auxílio para os eleitores conhecerem os pleitos de cada região catarinense.

Edições passadas

A primeira edição do Projeto aconteceu em 2010. Foram levantados cerca de 1 mil itens que demostraram as necessidades catarinenses com a participação de mais de 100 associações empresariais. A segunda edição do levantamento contou com mais de 600 itens envolvem temas como segurança pública, saúde, infraestrutura, política e gestão, tributário, trabalhista, meio ambiente e agricultura, e educação.  Ao todo, 73 associações empresariais das 12 regiões do Estado mandaram suas reivindicações para compor o documento.

Fonte: Facisc