Facisc recebe Certificação de Responsabilidade Social

7 de dezembro de 2021

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou na noite desta segunda-feira (6) a sessão especial da 11ª edição do Prêmio de Certificação e Troféu de Responsabilidade Social – Destaque SC. Foram premiadas organizações sem fins lucrativos, empresas privadas e públicas de todas as regiões catarinenses que se destacaram com ações nas áreas social e ambiental.

Protagonista na temática da sustentabilidade, a Facisc foi uma das entidades certificadas na categoria Organização sem fins lucrativos. “Mais uma vez recebemos com orgulho a certificação. Além do reconhecimento, ela representa a consolidação das práticas de responsabilidade social desenvolvidas pela federação no cumprimento de nossa missão em promover a integração e a representatividade empresarial, por meio do associativismo, na busca do ambiente favorável aos negócios e do desenvolvimento sustentável catarinense.”, destacou a coordenadora de projetos especiais da Federação, Adelita Adiers.

A definição dos vencedores foi feita por uma comissão mista composta por representantes técnicos de órgãos públicos e da sociedade civil, que analisou o balanço social de 2021 de cada um dos participantes. Segundo o deputado Nilso Berlanda (PL), vice-presidente da Alesc e que presidiu a sessão especial, o objetivo da certificação é reconhecer instituições com ações sociais e de preservação do meio-ambiente incluídas em suas políticas de gestão.

“É uma forma de valorizar a empresa catarinense que faz algo especial, que é a ação social. Temos empresas aqui que estão no primeiro ano de participação e temos outras que estão em todos os 11 anos do evento. Isso é uma forma de agradecer ao empresário pelas ações que fazem durante o ano”, afirmou.

Na opinião do parlamentar, os participantes contribuem por meio de suas ações para o bem da sociedade catarinense. “Toda empresa deve ter responsabilidade e fazer ações sociais e ambientais para a comunidade. As que fazem isso acabam dando exemplo às demais empresas. Nesse momento em especial essas ações têm relevância ainda maior, por estarmos em meio à uma pandemia”, comentou.

A presidente da Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social da Alesc, Gabriele Gil, lembrou que o Prêmio de Responsabilidade Social foi instituído em 2004 por meio da Lei 12.298 e, desde lá, já foram 1.070 empresas certificadas e mais de 50 troféus entregues. Sobre a edição atual, ela ressaltou as empresas mostraram resultados de um ano muito desafiador.

“As empresas estão divulgando dados de 2020, ano inicial da pandemia e de desafio para todas as empresas”, citou. Segundo ela, a comissão teve as expectativas superadas, pois o número de inscrições passou de 100 empresas.

As organizações que obtiveram os melhores desempenhos na certificação foram premiadas com o Troféu Destaque, cuja meta é reconhecer as instituições que tenham ações sociais e iniciativas para a preservação do meio ambiente incluídas em suas políticas de gestão. Os vencedores receberam uma escultura exclusiva produzida em ferro reaproveitado, com os símbolos do Programa de Certificação de Responsabilidade Social Alesc. A obra foi criada pelo artista plástico catarinense Sergio Canale.

Fonte: Agência Alesc

Fotos: Bruno Collaço / Agência AL