Feirão do Imposto acontece dia 25 de maio

7 de maio de 2019

Com o tema “Menos é Mais”, o Feirão do Imposto 2019 quer conscientizar os brasileiros sobre a importância de uma reforma tributária no país. Para alcançar esse objetivo, serão realizadas, entre os dias 20 e 25 de maio, ações simultâneas em 18 estados em mais de 120 cidades, como séries de palestras em escolas, intervenções urbanas relacionadas ao tema, além da venda de produtos isentos de impostos.
Organizada pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), a iniciativa tem como proposta debater a eficiência na gestão dos recursos públicos e informar à população sobre a alta carga tributária. Em 2018, foram realizadas 158 ações, que envolveram aproximadamente 1,2 milhão de pessoas, em 15 estados e 125 municípios.

Eduardo Medeiros Pereira, coordenador nacional do Feirão do Imposto pela Conaje, diz que a escolha do tema de 2019 foi decidida há três anos, após uma análise socioeconômica do Brasil. “Quem acompanhou as últimas edições, sabe que uma temática complementa a outra. Em 2017, foi ‘Chega de Mão Grande’, em referência à corrupção, e em 2018, ‘Pague 2, Leve 1: menos discursos, mais efi¬ciência no uso dos impostos’ ”, explica.

Ação nacional

No dia 25 de maio, ocorrerá o chamado dia ‘D’ do Feirão, em referência ao Dia da Liberdade de Imposto (DLI), que é celebrado no dia 24. Na data, produtos como gasolina, alimentos, entre outros, terão isenção de impostos nos postos de combustíveis e em supermercados das cidades participantes.
“A proposta é mostrar para os contribuintes a real porcentagem de tributos aplicada em cada produto. Para que isso ocorra, em cada uma das cidades participantes do Feirão, o comerciante decidirá quais produtos serão vendidos com isenção de imposto. O empresário subsidiará do bolso o valor pago ao governo”, diz Eduardo Medeiros.
Quem quiser participar das promoções e saber mais sobre a programação do Feirão do Imposto 2019, deve procurar a Associação Comercial do município; a Associação de Jovens Empresários; o Conselho de Jovens Empresários ou a Câmara de Diretores Lojista (CDL).

Sobre

O projeto Feirão do Imposto foi criado em 2002, na cidade de Joinville (SC), pelo Núcleo de Jovens Empresários da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), que mobilizou a sociedade civil para informar e, sobretudo, educar a população sobre o valor dos impostos em cada produto. A partir dessa mobilização, o Feirão se tornou uma ação nacional, desenvolvida anualmente pela Conaje.

Perfil Conaje

A Confederação Nacional de Jovens Empresários é uma entidade sem fins lucrativos que atua, desde o ano 2000, no fomento ao empreendedorismo para o fortalecimento, criação e manutenção de novas empresas geridas por jovens no Brasil. É responsável pela realização de projetos de grande relevância para o país, como Feirão do Imposto, CONAJE Capacita, Congresso Nacional de Jovens Empreendedores, Líderes Estaduais, CONAJE Agro, Semana Global de Empreendedorismo e Minha Primeira Empresa. Atualmente, mais de 36 mil jovens empresários e empreendedores do País relacionam-se direta e indiretamente com a instituição, que tem participação efetiva no Conselho Deliberativo da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), nos Conselhos Temáticos da Confederação Nacional da Indústria (CNI), no Fórum Permanente Micro Pequenas Empresas e na Semana Global de Empreendedorismo. É responsável ainda por levar o empreendedorismo para além das fronteiras do Brasil, por meio de sua presença na Aliança de Jovens Empreendedores do G20, Federação Ibero-Americana de Jovens Empresários (FIJE), Bloco Mercosul e Países Lusófonos.

Conaje