Fortalecendo ainda mais o associativismo e a representatividade

21 de dezembro de 2017

No ano de 2017, foram realizadas inúmeras atividades na Associação Empresarial de Rio Negrinho. Com base no planejamento estratégico da gestão que segue até 2019, vários temas foram fortalecidos. A entidade realizou encontros e buscou estar sempre próxima da gestão pública, visando levar as solicitações da classe empresarial por meio do diálogo e da construção de propostas.

Entre os temas trabalhados, a melhoria do ambiente empresarial, com ações do programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL, desenvolvido pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC – no qual sua implantação iniciou em fevereiro deste ano, englobou procedimentos com o objetivo de instituir um modelo de gestão capaz de contribuir para o desenvolvimento da região, garantindo a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável do município.

O crescimento empresarial em conjunto foi outro destaque, por meio do trabalho realizado entre os núcleos setoriais, multissetoriais e temáticos. Com o apoio do consultor, diversas visitas técnicas foram realizadas, palestras, capacitações, geração de negócios, troca de experiências, fortalecimento do empreendedorismo entre os grupos e busca de soluções em conjunto. A Semana dos Núcleos ocorrida em agosto obteve a participação 1.470 pessoas.

A participação ativa nos 34 Conselhos Municipais amplia ainda mais a representatividade da Acirne em inúmeras esferas que impactam diretamente o andamento de processos em Rio Negrinho, seja por meio da presidência ou diretores, podendo assim contribuir com assuntos e atividades de interesse da classe empresarial e comunidade.

A Acirne busca proporcionar aos seus associados benefícios empresariais como forma de contribuir para o desenvolvimento sustentável das empresas e potencializar ainda mais os resultados. O Café com Conhecimento, evento já consolidado e ocorrido a cada três meses, é uma forma de oportunizar o encontro entre os associados, discutindo um tema em destaque no momento, gerando conhecimento, agregado ao networking, e homenagear assim as empresas aniversariantes no período. O incentivo a cursos, capacitação de mão de obra e a própria Incubadora Tecnológica – RINETEC, que presta suporte a empreendimentos de base tecnológica visando estímulo e apoio na criação, desenvolvimento, consolidação e interação com o meio empresarial e científico, também são questões trabalhadas pela entidade.

A presidente da Acirne, Eliete Adriani da Cruz, avalia as ações desenvolvidas ao longo de 2017. “O programa DEL tem o principal objetivo reunir os interesses econômicos e sociais e com o apoio do voluntariado através de Câmaras Técnicas, pensar Rio Negrinho a curto, médio e longo prazo em um horizonte de 20 anos, com propostas que nossos antecessores já cultuavam. E assim fazer a comunidade se pertencer cada vez mais, participar ativamente, buscar aprofundar-se nas causas, nos produtos, nos serviços, nas cobranças e em tudo que possa concentrar a constante melhoria. Foram inúmeras ações realizadas na entidade ao longo do ano, com os nossos associados, nucleados e agradeço imensamente a participação de todos”, destaca.

O Conselho da Comunidade criado em novembro deste ano vem para contribuir na efetividade do cumprimento da pena, auxiliando o apenado e seus familiares, bem como servindo de um referencial ao egresso quando deixa o sistema prisional. O Conselho que é formado por várias instituições incluindo a Acirne, quer buscar soluções juntamente com outros órgãos, visando a prevenção e reinserção social.

Representatividade regional

Neste ano, representantes de Rio Negrinho participaram e assumiram cargos, reforçando o trabalho frente ao associativismo e em prol da região. Pertencendo a diretoria da Facisc, Mario Sergio Zilli Bacic, reassumiu como Vice-Presidente de Sustentabilidade. Já Altair Ruthes assumiu o cargo de Vice-Presidente Regional, no qual oferece apoio a todas as Associações Empresariais do Planalto Norte. E no Conselho da Mulher Empresária (CEME), Casciane Antunes, assumiu como Vice-Coordenadora Regional Planalto Norte, destacando o crescimento e posicionamento da mulher no mercado de trabalho e em cargos de liderança.

Com 215 associados e diversas ações realizadas ao longo do ano, encontros empresariais, eventos de negócios, reuniões, visitas técnicas, palestras, a Associação continua com um intenso trabalho de desenvolver atividades para estimular o crescimento empresarial. E em 2018, a Acirne completará 40 anos, fomentando, representando e defendendo os interesses econômicos e sociais da comunidade rionegrinhense, ampliando ainda mais as práticas associativistas.