GRAC promove treinamento para os eventos de inundação

12 de fevereiro de 2021



Membros do Grupo de Respostas e Ações Coordenadas (GRAC) de Rio Negrinho passaram por uma capacitação na noite desta quinta-feira. O engenheiro Rubens Muehlbauer falou sobre os eventos de inundação ocorridos pelo mundo e em Rio Negrinho, citando as recentes cheias de 2014 e 2019.
Além de repassar as informações para a nova administração, o engenheiro, que é Mestre em Hidrologia e Hidrodinâmica, fez uma avaliação sobre o grande volume de chuvas no final de janeiro, quando o rio Negrinho ficou com 3,18 metros acima do normal.
Outro fator apontado por Rubens é a necessidade de um plano individual de emergência. A ideia é que cada cidadão que possua residência ou empreendimento em áreas próximas ao rio, saiba quando iniciar a retirada de bens e quem acionar.
O GRAC é formado pelo prefeito municipal, secretários, Polícia Civil, Polícia Militar, Bombeiros, Defesa Civil, Celesc, Samae e Amunesc. O principal objetivo do grupo é saber como agir em casos de enchentes ou deslizamentos, orientando a comunidade e atendendo os atingidos por este fenômeno.

 

Prefeitura de Rio Negrinho