Histórias de empreendedorismo marcaram o dia internacional da mulher

9 de março de 2018



Com um grande público, a noite de quinta-feira, 8, foi marcada pelo conhecimento de histórias de empreendedoras locais, desde o início na vida empresarial, momentos de superação até o desenvolvimento de seu negócio, contadas pelas empresárias Renilda Tenfen da Móveis Caftor, Ciliane Augustin da Ornato Plantas e Jardins e Eulair Ruckl da Marwi Brinquedos e Presentes. O evento em homenagem ao dia internacional da mulher contou com a organização do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Associação Empresarial de Rio Negrinho – Acirne.

A Presidente da Acirne, Eliete Adriani da Cruz, destacou os trabalhos na entidade que são em grande parte pautados pelos Núcleos, enfatizando o brilhante trabalho de todos. “Todos realizam um excelente trabalho e reforço o crescimento empresarial que é possível por meio da participação nos grupos. Em especial nessa noite, o desenvolvimento empresarial feminino e toda a organização desse excelente evento em homenagem ao dia internacional da mulher”, relata.

A Coordenadora do Núcleo das Mulheres Empreendedoras, Tânia Regina Liebl Kögler, ressaltou o magnífico trabalho das empresárias. “O nosso objetivo é proporcionar também o conhecimento de histórias de empresárias da região, para que possamos conhecer todos os momentos de superação de quem é daqui, e tornar tudo um aprendizado e exemplo”, completa.

Renilda Tenfen, representando o segmento da indústria, nasceu no interior de Rio Negrinho, e conta com 50 anos de experiência profissional, veio de uma família de 10 irmãos e lembrou da infância. “O que eu posso dizer é que brinquei muito e não tínhamos energia elétrica em certo período. Eu gostava muito de estudar e era muito curiosa, vivia pegando os cadernos dos meus irmãos e isso me ajudou muito”, reforça. Ela também destacou sobre o mercado e emocionada, deixou uma mensagem. “Sou de uma empresa familiar, no qual trabalhamos com 30% no mercado interno e 50% dos colaboradores são mulheres. E destaco que por ser uma empresa familiar, trabalhamos com o que é justo, não é porque é filho, irmão ou parente irá ganhar mais. Tudo é conforme a função e desempenho. A minha mensagem é que acredite em você sempre”, enaltece.

Ciliane, do segmento de prestação de serviços, sempre gostou do paisagismo. Com 14 anos de empresa, conta que o começo foi difícil e também marcante. “O meu primeiro jardim foi em uma chácara, mas eu sentia que faltava aquela confiança, não por minha parte, porém continuei, não desisti. Fui para São Paulo, fazer um curso com uma especialista em paisagismo e digamos que a natureza também contou a favor e foi inspiradora, pois com o passar do tempo os trabalhos foram surgindo e as indicações, conforme um bom serviço era realizado. Eu comecei a ver que tinha espaço no mercado e principalmente não desisti frente as dificuldades”, reconhece.

Eulair destaca que teve duas passagens pelo mercado de trabalho. “Iniciei minha carreira profissional no segmento farmacêutico e em 1986, eu e meu esposo decidimos comprar uma loja e com o passar dos anos ocorreram momentos de sucesso e também de crises econômicas, e nessa hora é necessário buscar forças para pensar em como superar, por mais difícil que seja. Quando tudo passa, a sensação é inexplicável”, observa.

Logo após a apresentação dos cases de sucesso, algumas empresárias receberam uma homenagem das integrantes do Núcleo. Na noite ocorreu ainda sorteio de brindes e um café de confraternização. O evento que aconteceu no Rio Negrinho Tênis Clube, contou também com o patrocínio da Cooperativa SCRCRED e 10% do lucro será revertido a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Rio Negrinho.

Galeria de Fotos