Inovação, captação de recursos e cases inspiradores no Fórum DEL 2018

23 de agosto de 2018

O segundo dia do 4º Fórum DEL começou trazendo a inovação como elemento indispensável para o futuro das cidades desenvolvidas.

Vice-presidente de inovação e tecnologia da Facisc e agente do DEL no município de Tijucas, Daniel Luz apresentou no painel Inovação, Tecnologia e módulo DEL o que uma cidade precisa para ser inovadora. “Para transformar nossas cidades precisamos de educação, capacitação, apoio ao empresário, incubadoras, legislação, acabar com a fuga de talentos e conhecimento, trocas de conhecimento, ambiente inovador, incentivos a empresas e a união de todos atores (empresários, entidades, comunidade, poder público e sociedade civil organizada)”, destacou.

Exemplos de boas práticas do Programa DEL em municípios catarinenses foram apresentados no Painel de boas práticas. Prefeito de Schroeder, Osvaldo Jurck, apresentou o projeto Del nas escolas com o concurso de redação sobre o desenvolvimento local e também o projeto que fomenta a expansão industrial para gerar crescimento com desenvolvimento social econômico e empreendedor para o município.

Com localização estratégica, Eloi Mariano, prefeito de Tijucas apresentou as ações realizadas para reduzir o número de moradores de rua com campanhas para reduzir a doação de esmolas e abordagens aos moradores. Também foram apresentadas as campanhas Adote uma praça e Escola vai à ACIT que mobilizam empresários e estudantes para a promoção do desenvolvimento local.

Arroio Trinta também apresentou os projetos realizados para ser reconhecida como um pedaço da Itália no Brasil até 2030, como por exemplo, ser a primeira cidade fora da Itália a implantar o Italiano no currículo escolar.

E os exemplos catarinenses já atraem os olhares de outros estados.  Localizada no estado de São Paulo, a cidade de Leme também começou com o Programa de Desenvolvimento Local em 2017 expos suas primeiras iniciativas no evento.

Captação de recursos para o futuro das cidades

Estar entre as 200 cidades brasileiras com melhor índice de desenvolvimento sustentável até 2037, com esse objetivo Rio Negrinho também realiza o programa DEL e contou no evento como utiliza a captação de recursos a fundo perdido, como por exemplo, o Fundo da Infância e Adolescência (FIA) para levantar recursos e aplica-los em projetos para o desenvolvimento. Também relatou sobre a criação do Fundo de desenvolvimento econômico local que permitiu financiar diversos projetos locais.

Localizada no Extremo Oeste catarinense, Cunha porã também relatou as vantagens das parcerias público-privadas para a concretização de projetos, como por exemplo, o monitoramento por Câmeras de todas as entradas do município.

Tubarão trouxe para o evento o exemplo da criação do Fundo municipal de tubarão utilizado para promover e gerenciar ações e programas destinados a implementar politicas de desenvolvimento sustentável no município definidas pelo Conselho de Desenvolvimento. O objetivo da cidade é  ser uma cidade melhor em SC até 2020.

Desenvolvimento avançado

Pioneiro no Programa DEL, o município de Rolante compartilhou no Fórum as experiências e ações realizadas para a promoção do desenvolvimento Local desde 2015 quando o Programa foi implementado.

Com 43 projetos, Rolante inovou tendo suas ações disponíveis no site da prefeitura e acessíveis a qualquer cidadão. Entre outras ações, a cidade apresentou projetos para a promoção do turismo como a Oferta do turismo de experiência com roteiros ciclísticos e criação de pontos de atendimento. Também foram apresentadas ações de Educação empreendedora ambiental e cooperativa com auxilio da iniciativa privada.

Fonte: Facisc