Integrantes do núcleo contra enchente instalam ecobarreira

3 de julho de 2018



Uma estrutura que impede a chegada do lixo flutuante ao Rio. A ecobarreira instalada no último sábado, 30, pelos integrantes do Núcleo Comunitário Contra Enchente da Associação Empresarial de Rio Negrinho (Acirne), próximo a ponte do Gibaco, tem como objetivo o combate a poluição e análise da quantidade de lixo armazenado.

A estrutura da ecobarreira elaborada com materiais reciclados como bombonas de plástico envoltos por uma rede de proteção, impede que o lixo flutuante siga o curso das águas. O projeto nasceu dentro do planejamento estratégico do núcleo. O coordenador, Celso Fleischmann, destaca que o principal objetivo é despertar a conscientização de que lixo é no lixo. “Trabalhamos nessa linha de alertar sobre a importância de preservação ao meio ambiente e os enormes danos causados com a falta de cuidado de não jogar o lixo no local correto”, constata.

Ele também explica que em agosto, será possível construir estatísticas com o lixo recolhido e fazer assim um balanço nesse período. “Funcionando como um bloqueio, com a ecobarreira instalada será possível analisar a quantidade de material, tipo, e assim desenvolver mais ações de limpeza e conscientização”, reforça.

Fórum

Outro ponto citado por Celso é a atenção quanto ao plano de macrodrenagem de Rio Negrinho. “Queremos que a população participe de todo o desenvolvimento do plano e saiba quais os impactos. A partir disso, o Núcleo realiza no dia 11, às 19h na Acirne, o 1º Fórum de hidrologia e prevenção de cheias, trazendo entre os palestrantes, Adriano Augusto Ribeiro, que é o coordenador do plano e irá repassar todos os detalhes e informações sobre o andamento do projeto”, explica.

Participam também do evento, o jornalista e especialista em cheias na região de Porto União/SC e União da Vitória/PR, Dago Woehl, o coordenador regional da Defesa Civil de Santa Catarina, Antônio Edival Pereira com a moderação do Prefeito de São Bento do Sul, Magno Bollmann. A data, 11 de julho, marca 35 anos de uma das maiores enchentes que assolaram Rio Negrinho. Inscrições para o evento podem ser realizadas pelo site www.acirne.org.br ou pelo telefone 3644-2131.