Jonny Zulauf prestigia lançamento do Observatório Social Estadual

4 de outubro de 2018

Signatária do Movimento ODS Santa Catarina, a Facisc marcou presença nesta segunda-feira (01/10) no lançamento do Observatório Social Estadual que terá como objetivo fiscalizar os atos de governo e o uso do dinheiro público pelos membros dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Representando a entidade, o presidente da Federação, Jonny Zulauf, prestigiou o evento e manifestou o apoio do Sistema Facisc à iniciativa estadual e enaltecendo o pioneirismo catarinense.

“Temos como uma de nossas bandeiras, lutar por uma gestão pública mais eficiente, e o lançamento do OSB é algo extraordinário que já existe no primeiro mundo. Por isso estimulamos para que a gestão pública tenha esse apoio crítico, para que possa melhorar, tirar equívocos e até mesmo apontar eventuais irregularidades. O Observatório será sem dúvida uma grande contribuição aglutinando os exemplos que serão colhidos em todo e Santa Catarina se destaca em várias associações voluntárias e associativistas como esta”, destacou.

A entidade catarinense vai fazer parte do Sistema de Observatórios Sociais do Brasil. Conforme o presidente da rede, Ney Ribas, o sistema conseguiu gerar uma economia superior a R$ 3 bilhões, nos 16 estados em que atua.

A ideia de criação de um instituto de indicadores da gestão pública como o OSB foi lançada pela primeiras vez em 2004 na convenção da CACB em Caruaru, no Pernambuco, mas só em 2006 foi criado o primeiro Observatório Social, em Maringá, no Paraná.

O lançamento da sede catarinense tem, entre os objetivos, ampliar e fortalecer as ações dos observatórios no Estado. “Todo cidadão pode e deve cuidar daquilo que é dele e o Estado e os municípios pertencem a todos nós. Por isso, queremos contribuir para a eficiência da gestão pública”, afirmou o presidente da rede, Ney Ribas.

O evento contou com a presença de lideranças empresarias e de entidades de classe.

Facisc