Jovens unidos pelo associativismo na AGO do Cejesc

15 de dezembro de 2017

Um grande movimento associativista e empreendedor aconteceu nos dias 14 e 15 de dezembro em Rio Negrinho. A 145ª edição da Assembleia Geral Ordinária, organizada pelo Núcleo de Jovens Empreendedores de Rio Negrinho e Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (Cejesc) com apoio da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e Associação Empresarial de Rio Negrinho (Acirne), reuniu jovens empresários de todo o Estado.

Na quinta-feira, 14, ocorreram as palestras na Câmara de Vereadores de Rio Negrinho, e a Presidente da Acirne, Eliete Adriani da Cruz, ressaltou a importância do encontro. “Sejam bem-vindos a nossa cidade. Foi tudo preparado com muito carinho e esforço para proporcionar o melhor a vocês”.

O Presidente da Facisc, Jonny Zulauf, iniciou abordando sobre inovação e a evolução do associativismo, o quanto é gratificante ver os resultados de todo esses movimentos. “Faz tempo que estou nesse sistema e continuo com a mesma vontade, entusiasmo, assim como vocês, com anseio de aprender, estar entre pessoas com este mesmo espírito, isso é extremamente gratificante. Os resultados desse associativismo voluntário, da união de pessoas com objetivos em comum só cresce”, relata.

Ele conta de Associações Empresariais em Santa Catarina e no Brasil, que já possuem mais de 100 anos de história, no qual são registrados inúmeros resultados positivos. “A força que vem da união de pessoas, do capital intelectual e o esforço enorme que é reunir todos, por mais que haja diversos meios de comunicação hoje em dia que nos facilitam e muito, é justamente o diferencial do movimento, de reivindicar, reunir, ter força juntos. Os núcleos são um exemplo de todo esse crescimento ao longo dos anos, e a força que possuem atualmente é notória. Nós inovamos de várias formas, estando juntos, trocando ideias e as manifestações são formadas por consenso. Participei há pouco tempo em Balneário Camboriú do Congresso Nacional dos Jovens Empreendedores e fiquei muito feliz, pois encontrei representantes de várias regiões. Nós ficamos gigantes com a troca de vivência, experiência, pois aprendemos muito e continuamos passando assim todo o aprendizado, fazendo o movimento crescer ainda mais”, destaca.

Após, Juliano Froehner, apresentou o case que foi premiado internacionalmente, SMS Bebê, uma startup nascida em Rio Negrinho. O SMS Bebê, solução na área da saúde, é um sistema de acompanhamento e monitoramento das gestantes e pais, com o foco em auxiliar a família no cuidado do bebê, garantindo futuras gerações com maior desenvolvimento cerebral e capacidade de aprendizado.  Segundo ele, a demanda por serviços na área de saúde crescia muito, mas a oferta não. “Assim nasceu a nossa startup e buscamos uma forma de monitorar milhares de pessoas ao mesmo tempo. Me senti muito gratificado de gerar melhorias tangíveis para as pessoas sendo empreendedor, de superar desafios dia a dia. E tivemos com isso acesso ao mercado mundial. E para 2018, a perspectiva é atuar em Portugal”, informa.

Juliano apresentou as inovações e características que segundo ele são destaques nas empresas de Rio Negrinho e argumentou sobre o desenvolvimento de seu produto no município. “São muitos dados positivos que temos de empresas daqui, inovações, evoluções, e você pode me perguntar por que escolhi desenvolver minha solução aqui se eu tinha possibilidade de trabalhar em outro lugar. Mas a viabilidade de parcerias é enorme, ocorre uma proximidade maior com empresas, setor público e comunidade. O contato é muito mais seguro com futuros clientes entre outros processos. Por isso há muitas vantagens de trabalhar em lugares menores, pois o acesso e apoio que tivemos foi essencial, principalmente em nossos testes e ajustes do produto”, comenta. O evento contou ainda com a presença do presidente do Cejesc, Antônio Carlos Bandeira Guimarães Neto e o vice-presidente regional Planalto Norte, Tiago Zimmermann.

Visitas técnicas

Na sexta-feira, 15, ocorreram as visitas técnicas nas empresas Solida Brasil Madeiras e Móveis Quater, no qual foi possível conhecer todo o processo de trabalho, a história de evolução no município, questões de desenvolvimento de produto, o mercado, trocando assim experiência e conhecimento. A coordenadora do Núcleo de Jovens Empreendedores de Rio Negrinho, Ana Cláudia da Cruz, enaltece toda a organização e a união. “Os integrantes do Núcleo de Jovens Empreendedores de Rio Negrinho organizaram o evento com muita dedicação, esforço e criatividade para proporcionar o melhor aos visitantes. Além da integração, foi uma ótima chance para fortalecer o empreendedorismo e tanto nas palestras quanto visitas técnicas, foi gratificante aprender e trocar experiências, conhecendo assim um pouco mais dos produtos e o potencial que Rio Negrinho possui”, enaltece.

No mesmo dia, aconteceu a reunião com a diretoria do Cejesc e a última Assembleia Geral Ordinária do ano, reunindo os coordenadores e integrantes dos núcleos de jovens empreendedores de todo o Estado. A AGO contou também com o apoio do Programa AL-Invest 5.0, Câmara de Indústria, Comércio e Turismo de Santa Cruz (Cainco), União Europeia e FACISC.