Luciano Buligon propõe parceria para disseminar Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL)

6 de dezembro de 2021



Consolidado em 27 municípios catarinenses, o Programa de Desenvolvimento Econômico Local da Facisc (DEL) foi apresentado nesta segunda (06/12) para o  Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Luciano Buligon.

O encontro foi liderado pelo presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, e pelo diretor do Programa DEL, Rogério Maldaner, que destacaram as mudanças provocadas pelo programa nos municípios . “O DEL tem dado a oportunidade para muitos municípios se organizarem para o desenvolvimento do turismo e outras áreas”, ressaltou o presidente Sérgio Rodrigues Alves.

Empresário de Schroeder e representante do Programa DEL na Federação, Rogério Maldaner, destacou que o DEL promove o desenvolvimento com qualidade de vida. “Quando pensamos a cidade para o futuro pensamos no lado positivo e as ideias são do tamanho dos seus líderes”, declarou.

Na ocasião, o coordenador do Programa, Osmar Vicentin, apresentou a estrutura e metodologia que surgiu para aumentar a  competitividade, a sustentabilidade e a capacidade de transformação dos municípios catarinenses.

Osmar destacou a certificação da Facisc junto com a Green Destination para certificar os empreendimentos de turismo, a atuação da Rede Del, os princípios que regem o programa, as parcerias de sucesso, resultados e projetos para 2022. “Nós levamos para a cidade nossa essência de trabalho voluntário e trazemos os técnicos para atuar em conjunto”, destacou.

O secretário declarou-se positivamente surpreso com todos os dados apresentados e feliz em conhecer o Programa. “ O DEL é a cara de Santa Catarina. Ainda estamos passando por um processo de pandemia e aqui talvez esteja uma metodologia que ajudará muitos municípios a se reerguer, pois a pandemia nos trouxe muitas verdades e o grande legado é de que verdadeiramente temos que focar nos processos locais. pois acredito que se não mexermos com os atores locais não andaremos”, declarou Buligon.

O secretário propôs a elaboração de um termo de cooperação entre a FACISC e a SDE para ter o DEL como instrumento de desenvolvimento. “Podem contar conosco, pois enquanto eu viver e puder levar esperança para outros, trabalharei para isso”, concluiu Buligon.