Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Turismo em discussão

12 de setembro de 2019



Teve início na noite de quarta-feira, dia 11, os seminários preparatórios para revisão do Plano Diretor de Rio negrinho. Denominado de “Pensar a Cidade”, os encontros são organizados pela Prefeitura de Rio Negrinho e coordenados pela equipe responsável pelo processo de revisão do Plano Diretor. No primeiro seminário, Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Turismo foram discutidos com o público presente.

No auditório do Iprerio, as apresentações ficaram por conta da engenheira ambiental Kethely Grossl que abordou o Meio Ambiente e seus impactos nas áreas urbanas; pela especialista em Patrimônio Histórico e arquiteta e urbanista Anne Elise Soto de Joinville, que explanou sobre como o Patrimônio Histórico e Cultural pode contribuir para o desenvolvimento e qualificação urbana; e pelo turismólogo Nicolas Nering, que falou sobre as potencialidades turísticas que devem ser consideradas no processo de planejamento.

Na abertura, o arquiteto e presidente da comissão de revisão do Plano Diretor Tcharles Purim falou sobre a importância dos seminários, para permitir que novas visões sobre o desenvolvimento da cidade sejam considerados. “O objetivo do seminário é preparar a comunidade para a etapa de leitura comunitária, que será a próxima fase no processo de revisão do plano diretor de Rio Negrinho, através de palestras gratuitas sobre diversos temas de relevância para o desenvolvimento da cidade”, explica.

O segundo dia do evento acontece no dia 17, às 14 horas, com a palestra do sociólogo de Joinville Charles Henrique Voos, que também é Doutor em Urbanismo e autor do livro “Quem manda na cidade”. Charles abordará aspectos do Estatuto da Cidade e falará também sobre sua pesquisa em urbanismo. Na sequência a Arquiteta e Urbanista Elaine Cristina Schoeffel Butron, Mestre em Gestão Urbana, falará sobre Habitação e os fatores relacionados ao tema que devem ser considerados na revisão do plano diretor.

E o último dia de evento ocorrerá no dia 18, às 19 horas, iniciando com a fala do Engenheiro Civil Rubens Muhlbauer, Mestre em Desenvolvimento de Tecnologia, que destacará a importância de consultar a Prefeitura antes de adquirir um imóvel ou antes de construir, visando evitar problemas como a regularização do imóvel. A segunda palestra da noite será sobre “Desenvolvimento Econômico” e será ministrada por Dennis Li Valle e Adriano Hüebner, presidente e secretário-executivo da Acirne respectivamente. Eles abordarão a importância das áreas industriais, áreas de inovação, dentre outros aspectos que devem ser considerados para que o desenvolvimento econômico ocorra no território do município.

E finalizando o evento, o Arquiteto e Urbanista Ronaldo Lima de Jaraguá do Sul falará sobre “Cidades Inteligentes”. Ronaldo foi o primeiro presidente do Conselho de Arquitetura de Santa Catarina, na gestão 2012-2014, atua na iniciativa privada através de seu escritório, e também foi presidente do extinto Instituto de Planejamento Urbano de Jaraguá do Sul. Ronaldo abordará os conceitos de “Smart Cities” e demonstrará alguns exemplos que contribuem para que uma cidade caminhe na direção desses conceitos de novo urbanismo, como por exemplo cidades que cuidam de suas calçadas, estimulam caminhadas e modos de transporte ativos, cidades que possuem edifícios com fachadas ativas (fachadas que promovem atividades econômicas e a segurança) e emprego de novas tecnologias em edificações e na infraestrutura urbana.