Moveleiros investem para aumentar competitividade

11 de maio de 2021

Os investimentos realizados pelas empresas moveleiras vêm tornando as unidades industriais mais eficientes, seguras e competitivas. A utilização de alta tecnologia e processos atualizados, aliada à qualificação dos profissionais, torna o polo moveleiro da região referência mundial, especialmente na fabricação de produtos com madeira maciça. Somente no ano de 2019, o setor de móveis e colchões do país investiu R$ 1,2 bilhão. Comparando os últimos quatro anos, de 2015 a 2019, o aumento dos recursos aplicados cresceu 12%. Ou seja, a cada ano são investidos mais de R$ 1 bilhão, segundo levantamento da Abimóvel – Associação Brasileira da Indústria do Mobiliário. A Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos prevê neste ano uma elevação de 31%, em relação a 2020, nos investimentos a serem realizados pela indústria brasileira.
Segundo o presidente do Sindusmobil – Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Bento do Sul, os investimentos em novas tecnologias de fabricação trazem uma maior eficácia à produção, elevando a competitividade da empresa.
“O resultado é um processo de trabalho mais fácil e ágil e um ambiente melhor, mais limpo e seguro”, destaca Fernando Hilgenstieler. Grande parte das máquinas utilizadas pela indústria moveleira da região utilizam as tecnologias mais modernas do mundo. São equipamentos com controle numérico, de alta precisão, que são gerenciadas por avançados softwares. Eles respeitam ainda os níveis de ruído e atendem às rigorosas normas de segurança da NR 12.
“As máquinas atualmente fabricadas garantem segurança eficaz aos operadores, oferecem eficiência à empresa com ganhos em qualidade e produtividade e proporcionam facilidade de operação pela sua alta tecnologia”, informa Marcos Antônio Müller,
membro do conselho diretor da Abimaq e diretor executivo da fabricante de máquinas SCM Tecmatic. Aliada à modernização tecnológica, os processos industriais também evoluíram com a utilização de sistemas e softwares e com a aplicação de metodologias. A gestão da produção, com indicadores e informações para avaliar os resultados, se torna dessa maneira mais profissional e eficiente. Acrescentam-se ainda outras iniciativas de busca por produtividade, como lay-out com fluxos otimizados, melhorias na logística para abastecer a produção e qualidade na fonte para garantir a satisfação do cliente.
Para o gerente da unidade Brasil da alemã Lignum Consulting, com sede em São Bento do Sul, a implementação de uma cultura voltada à qualidade, organização e gestão vem trazendo resultados concretos às indústrias moveleiras. “Empresas
que entendem a importância do trabalho em equipe e utilizam metodologias atualizadas estão melhorando significativamente a sua eficiência, oferecendo um ambiente de trabalho melhor e mais seguro e se tornando mais competitivas no mercado”, destaca Oliver Barge.