Nascido na Facisc, DEL Turismo será executado nacionalmente, em cinco estados brasileiros

3 de dezembro de 2021



Em cerimônia realizada na noite desta quarta-feira (1º), durante o Seminário da Rede DEL Turismo Nacional que acontece esta semana em Natal, no Rio Grande do Norte, o presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves e representantes de outras entidades integrantes da Rede DEL Turismo assinaram um Termo de Cooperação com as entidades internacionais Instituto Educacional da Economia Bávara (BBW), Ministério para a Cooperação e o Desenvolvimento da República Federal da Alemanha (BMZ) e a Fundação para o Desenvolvimento Econômico e Qualificação Profissional (SEQUA), para adesão ao programa Rede DEL Turismo Nacional, iniciativa que unirá as cinco regiões do Brasil em projetos com foco na promoção do turismo sustentável.

 

Nascido do programa Desenvolvimento Econômico Local (DEL) da Facisc  para atender a demanda das associações filiadas e de diversas prefeituras catarinenses por promover um programa específico para o desenvolvimento econômico.

 

Realizado por meio da cooperação entre poder público, trade turístico local e sociedade civil, o trabalho da Rede será focado no planejamento e na implementação de estratégias que atendam as demandas específicas de cada destino. Os estados do RN, MS, MG, SC e AC são os participantes nessa primeira fase do Rede DEL.

 

Entre as ações previstas, um dos destaques é a consagração dos municípios participantes com a certificação internacional de “Destino Verde”, concedida pela fundação holandesa Green Destination. Parceiro estratégico no projeto, a Green Destination examina os municípios no que diz respeito à sua adequação para certificação internacional como um destino sustentável.

 

Em Santa Catarina,  o DEL Turismo já é  desenvolvido pela FACISC desde 2010, em diversos municípios.

O presidente da Facisc-SC, Sérgio Rodrigues, destacou o avanço e os resultados do DEL Turismo desde sua implantação. “É um imenso orgulho poder participar desse momento. A Facisc-SC foi a pioneira no Brasil, quando em 2012, acreditou no DEL como um programa capaz de transformar a realidade dos municípios e, hoje, vemos que o programa extrapola barreiras e alcança todas as regiões brasileiras, levando ao desenvolvimento da economia do nosso país. É uma enorme satisfação poder fazer parte dessa parceria, que une entidades de excelência em prol do turismo sustentável “, declarou.

Para o presidente da Fecomércio RN,  Marcelo Queiroz, o DEL Turismo tem provocado uma verdadeira revolução nos municípios contemplados no nosso estado. A governança trazida pelas ações do programa tem tornado a atividade cada vez mais forte e permitido um planejamento estruturado, envolvendo todos os atores da cadeia. Tenho certeza de que esse novo momento permitirá uma atuação ainda mais exitosa, com o fortalecimento dessa visão de rede e compartilhamento de boas práticas, trazendo grandes resultados, especialmente neste contexto de recuperação pós-pandemia”, disse.

A coordenadora de projetos da BBW, Anne Oertel, celebrou a parceria, exaltando o conhecimento técnico das equipes envolvidas na iniciativa.“Eu estou convicta do sucesso desse projeto, da capacidade das federações e entidades parceiras e da importância desse tema, o turismo sustentável, que vai mudar a forma de gerir o turismo não só o Brasil, como também na Alemanha e todo o mundo”, disse a alemã.

Além dos já citados, a cerimônia contou com a presença do consultor do Instituto Educacional da Economia Bávara (BBW), no Brasil, Andreas Dohle; do cônsul-honorário da Alemanha no RN, Axel Geppert; do presidente da Fecomércio MS, Edison Ferreira; da vice-presidente da Federaminas, Eliza Soares; da coordenadora do Fórum de Turismo do Acre, Tissia Veloso; da coordenadora de projetos da Sequa, Ute Reckers; do representante da Green Destination no Brasil, Lysmar Quaresma; do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado; do diretor presidente da Emprotur, Bruno Reis; da subsecretária de Turismo do RN, Solange Portela; do prefeito de Tibau do Sul, Valdenício Costa; do vice-prefeito de São Miguel do Gostoso, João Eudes; do coordenador da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio RN, George Costa; do coordenador do DEL Turismo no RN, Marcelo Milito; do secretário de turismo de Parnamirim, Daniel Américo; de Galinhos, Saulo Leão; de São Miguel do Gostoso, Janielle Linhares; de Tibau, Madilene Felix; de representantes do trade turístico potiguar e dirigentes da Fecomércio, Senac e Sesc RN.

Reconhecimentos

A noite também foi marcada pela entrega presencial das certificações internacionais da Green Destination o selo Sustainable Top 100 Destinations.

Os municípios potiguares de São Miguel do Gostoso, Tibau do Sul e Tibau, na Costa Branca e os municípios de Itá, Orleans e Bombinhas, em Santa Catarina, receberam da Green Destination o selo Sustainable Top 100 Destinations, certificação que os colocou entre os 100 destinos do mundo que mais desenvolvem práticas sustentáveis na gestão do turismo local.

Já o Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, recebeu o Good Travel Guide, selo também concedido pela Green Destination, de forma inédita no Brasil, em reconhecimento ao compromisso do hotel nos campos da gestão ecológica, responsabilidade social, saúde e segurança.