Norte e Planalto Norte elegem vice-presidente regionais em reunião conjunta

24 de julho de 2020



As associações empresariais que compõem as regionais do Norte e do Planalto Norte, elegeram nesta terça-feira, 21/7, os vice-presidentes para comandar as duas regiões nos próximos três anos na Reunião Plenária Regional, que aconteceu de forma virtual. O empresário da Associação Empresarial de Araquari, Alcidir Boaretto, assume a vice-presidência da Regional Norte. Atuante no segmento da construção civil, ele sucede, Sérgio Rodrigues Alves. “Vamos trabalhar juntos neste momento”. Boaretto sucede Sérgio Alves, da Associação Empresarial de Joiniville. Ele agradeceu a parceria realizada ao longo dos anos de mandato regional. “A parceria foi a palavra-chave deste tempo que atuamos juntos. Presidentes das associações, equipes das entidades, diretoria e equipe da Facisc, foi muito produtiva”.

Antonio Tiburske, da Associação Empresarial de Mafra, empresário do setor de engenharia e automação industrial, foi eleito como novo vice-presidente da Regional Planalto Norte. Ele sucede Altair Ruthes de Rio Negrinho. “Assumimos este desafio em um momento difícil, mas vamos trabalhar pelo fortalecimento da nossa região”, destacou Tiburske. O vice-presidente Regional do Planalto Norte, Altair Ruthes, destacou o trabalho que realizou à frente das regionais. “Foram cerca de 500 horas dedicadas ao voluntariado e pela causa empresarial. A missão está cumprida”, destacou Ruthes.

O presidente da Facisc, Jonny Zulauf, e outros diretores da Federação, também participaram do encontro virtual. Ele falou da satisfação de atuar como presidente da Facisc e atuar com todas as regiões do estado, em especial a sua região de origem, Planalto Norte. Zulauf destacou a atuação dos diretores da Facisc e presidentes das associações que participaram do evento. “A pandemia nos deixou tão perto como presidentes, como líderes. Estamos mais colaborativos tanto no Sistema, quanto com outras entidades co-irmãs, quanto com Governo. A missão está sendo cumprida, mesmo em um momento tão difícil. Juntos realmente somos mais fortes”.

Norberto Weiss, presidente da Associação Empresarial de Schroeder, ressaltou o compromisso dos empresários que estão à frente das associações. “Precisamos buscar juntos soluções para toda esta questão das restrições às atividades empresariais. Temos uma responsabilidade muito grande neste momento delicado”. O presidente da Associação Empresarial de Canoinhas, Reinaldo de Lima Jr, ressaltou os dois lados tanto a saúde, quanto a economia, têm suas razões, e precisam estar lado-a-lado. “Precisamos caminhar juntos como região para dançar o mesmo ritmo da música e garantir o desenvolvimento sustentável”.

Assuntos institucionais da Facisc foram apresentados pelo superintendente institucional, Gilson Zimmermann. Os consultores de soluções empresariais da Facisc, Diego Scott, e Léo Wordell, apresentaram os dados das regiões, destacaram as ações realizadas na região, de criação de novas soluções, criação e compartilhamento de campanhas de Marketing, suporte aos empresários a capacitações dos colaboradores das associações empresariais. O diretor de Soluções Empresariais, Ciro Cerutti, destacou os resultados alcançados com as soluções no mês de maio e junho. “Esperamos um segundo semestre melhor, mesmo contra algumas previsões pessimistas, somos otimistas e trabalhamos para bons resultados”.

O consultor do Programa Empreender, Adriano Hüebner, explicou as ações realizadas desde o início da quarentena. Destacou ações feitas na área de capacitação dos consultores e mobilização dos empresários do núcleos. “São 100 núcleos nas duas regionais e quase 1 mil empresários”. De 10 a 14 de agosto acontecerá a Semana de Núcleos Empresariais e todos estão convidados a conhecer as boas práticas do Programa Empreender em Santa Catarina.
O Consultor de Atuação Regional, Alberto Zeni, também destacou as ações realizadas no período de março a junho. Falou do apoio no desenvolvimento organizacional e institucional das associações empresariais das regionais. Entre as atividades realizadas, evidenciou a campanha de apoio à cidade de Garuva após ter sido atingida pelo ciclone.
O presidente da Associação Empresarial de Garuva, Gesiel Menezes, falou que se antes a entidade e os empresários já tinham que se superar para correr atrás dos prejuízos da pandemia, agora também têm que superar ainda mais para recuperar os prejuízos causados pelo ciclone. “Vimos muita destruição, mas também vimos muita solidariedade. O clima que vemos aqui é de muita força”.

 

LGPD
A Lei Geral de Proteção de Dados está aí e as empresas têm que se preparar. A entrada em vigor da lei está prevista para este ano e as penalidades serão apenas a partir de maio de 2021, e a Facisc quer ajudar para que todos estejam preparados, por conta disso, durante o evento foi lançado aplicativo LGPD Na Mão. A GDR Consultoria e a MSI Tecnologia criaram o aplicativo para auxiliar às empresas. Baixe para os seus colaboradores para conhecer e mudar a cultura nas empresas. “Temos que cuidar dos dados dos clientes e reforçar a importância de estarmos atentos a esta nova lei”, ressaltou o vice-presidente, Sérgio Rodrigues Alves.

 

Escola de Sucessão
Sérgio Alves apresentou a Escola de Sucessão Familiar que está sendo constituída pela Fundação Empreender (FE). O objetivo é viabilizar uma série de capacitações para as empresas, mas também para as associações empresariais, com a formação dos executivos e futuros presidente das entidades. Uma parceria com a Universidade de Porto vai viabilizar a internacionalização da escola. “Este é o tipo de sonho que não se sonha só”, falou Alves sobre a realização deste projeto.

 

Eleições da Facisc
Durante a reunião, o empresário Sérgio Rodrigues Alves, colocou oficialmente o nome à disposição para ser presidente da Facisc. A entidade terá eleições da diretoria no dia 18 de setembro. Até o final de julho os vice-presidentes regionais serão eleitos pelos presidentes das associações empresariais das respectivas regiões.

 

FACISC