Nova marca e propósito reforçam a essência da Tuper

11 de abril de 2021

No ano em que completa meio século de existência, a Tuper – uma das maiores transformadoras de aço do Brasil, apresenta sua nova marca ao mercado e aos mais de 2.100 colaboradores e representantes comerciais, que atuam em todo o país.

A data escolhida para o anúncio da nova marca, 9 de abril, não poderia ser mais apropriada: trata-se do Dia Nacional do Aço, a matéria-prima que possibilitou o surgimento e impulsionou o crescimento da empresa, que hoje pode transformar 826 mil toneladas de aço por ano. O faturamento em 2020 foi de R$ 1,3 bilhão.

A renovação da marca é um dos eventos planejados para tornar o ano do cinquentenário ainda mais memorável. Com isso, a Tuper se junta a um grupo de grandes empresas que já passaram pelo chamado rebranding. Além da nova marca, foi definido o novo propósito da companhia: Inspirar pessoas a criar soluções surpreendentes.

Com o envolvimento de toda a diretoria e conduzido pela área de Marketing, em parceria com a Agência de Multicomunicação e21, de Porto Alegre, o projeto modernizou o design da logomarca, sem perder a conexão com referências importantes na história da Tuper. O vermelho, cor tradicional da marca, ganhou mais corpo e peso, transmitindo a ideia de sobriedade.

O novo design facilita a leitura das letras, com contornos mais sinuosos e marcantes, e adequa a estrutura ao ambiente digital. Como resultado, mais personalidade e o reforço de conceitos associados à Tuper, como inovação, tecnologia e dinamismo. A nova marca simboliza, assim, a modernização da empresa e a busca por novos desafios e oportunidades de negócios.

A apresentação da nova marca ao mercado envolve a campanha “A gente transforma o aço e o aço transforma você!”. O objetivo é mostrar o quanto essa matéria-prima faz parte do cotidiano de todos, pois está nos carros, nos transportes coletivos, nos prédios, nas pontes, nos elevadores, nas escadas rolantes, nos eletrodomésticos, nos móveis e em muitos outros lugares. A Tuper é, assim, uma marca presente no dia a dia dos brasileiros.

Trajetória digna

O crescimento da empresa ocorreu, ano após ano, com base em inovação, tecnologia, equipe qualificada e diversificação. Hoje, a Tuper possui três plantas industriais, com área fabril total de 120 mil m2. São 21 Centros de Distribuição em 17 estados.

“Tivemos até aqui uma trajetória repleta de desafios, que superamos com muito trabalho e dignidade”, lembra o CEO, Frank Bollmann. “A renovação da marca simboliza o quanto a Tuper está pronta para o futuro, que certamente será repleto de desafios, mas também de muitas oportunidades.”

Aos 71 anos, Bollmann está na empresa desde os primeiros tempos – chegou aos 22, recém-formado em engenharia mecânica. Logo ingressou na sociedade, tornando-se sócio majoritário com o passar dos anos. Em 2016, a ArcellorMittal adquiriu 40% do capital social da Tuper, dando início a uma associação estratégica que trouxe vantagens para ambas as organizações.

TUPER EM NÚMEROS

• Total de colaboradores, incluindo Representantes Comerciais: 110