O que é o Painel eSocial?

2 de maio de 2019

Acompanhe a partir de hoje, uma série de publicações e postagens a respeito do eSocial, em uma proposta que estamos denominando como PAINEL ESOCIAL.

A ideia do painel, remete a necessidade de monitorar os principais eventos e acontecimentos na medida em que o projeto do eSocial avança e os procedimentos que precedem a implantação dos eventos futuros estabelecidos no cronograma.

Abordaremos também o que contempla a documentação técnica, a legislação em torno do eSocial e os principais desafios para profissionais e empresas no atendimento dessa obrigação, que visa unificar o envio de todas as informações trabalhistas e previdenciárias.

Nos encontros do Núcleo de Gestores de Recursos Humanos ACIRNE o tema é debatido com frequência, chegamos à conclusão que, em parceria, devemos ventilar o assunto através de nossas redes, com alertas, orientações especificas para um número maior de profissionais e empresários.

Participe conosco desse canal para que possamos juntos, entender a dinâmica que envolve o eSocial e seus reflexos nas atividades das empresas e profissionais.

Entre os assuntos que trataremos temos:
• Questões técnicas da documentação e prazos;
• A relação entre escritórios de contabilidade e prestadores de serviços de SST na vigência do eSocial;
• Paralelos entre documentação técnica e a execução das rotinas em sistemas de folha;
• A importância da Gestão das informações de SST – Saúde e Segurança do Trabalho;
• A necessidade de planejamento na implantação e na manutenção dos processos referente ao eSocial;
• O papel dos profissionais de DP, RH e SST nesse contexto;
• Cuidados com as possibilidades de fiscalização;
• Possibilidades de redução de gastos a partir do eSocial, através da revisão de processos;

Notícias das últimas semanas:

• O Ministério da Economia/Secretaria Especial de Previdência e Trabalho/Secretaria de Previdência, publicou a Portaria 211, de 11/04/2019, dispõe sobre a assinatura e a guarda eletrônicas dos documentos relacionados à segurança e saúde no trabalho.
Acesse o link e confira na integra a informação do diário oficial.

• Envio das informações de eventos não periódicos para o 3º grupo no eSocial: Empresas do Simples Nacional, abrem uma nova fase na entrega de informações ao eSocial, são os Eventos Não periódicos a partir de 10/04/2019. Acesse o link e confira essa informação

Na próxima publicação, abordaremos a parte conceitual do projeto, cronograma e a composição da documentação técnica, não perca!

Fonte: Joelcio Costa Moreira