Posicionamento: Liderar pelo exemplo

24 de junho de 2019



Conectar pessoas e organizações através do associativismo, promovendo o desenvolvimento sustentável catarinense faz da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina o maior sistema associativista voluntário do estado. Constituída por 36 mil empresas e com a interlocução de 148 associações empresariais, fortalecemos nossa missão e visão ao desenvolver ações econômicas, sociais e ambientais. Somos agentes de transformação e fomento da cultura do empreendedorismo, promovendo o crescimento e fortalecimento do meio empresarial e de comunidades locais.

O associativismo voluntário também é um dos pilares que fortalecem nossa Federação. Acreditamos que o desenvolvimento das empresas passa por uma nova forma de fazer negócios quando a sustentabilidade está integrada na estratégia central e pode ser traduzida em práticas que fortaleçam as relações, os negócios e a sociedade. Nosso compromisso está além das grandes corporações, no desenvolvimento das pequenas e médias empresas, oportunizando discussões, proposições e conhecimentos que impulsionem os negócios sob a perspectiva da ética, do compliance e da sustentabilidade.

Como forma de materializar estes compromissos, somos signatários do Movimento ODS em Santa Catarina e da Rede Brasil do Pacto Global, por meio dos seus 10 princípios entre eles, o combate a corrupção, além de integrar os Grupos Temáticos (GTs) dos ODS e Anticorrupção da Rede Brasil, alinhando ainda nossa atuação à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Contribuímos em essência com as metas do ODS 16 que destacam as instituições transparentes, o combate à corrupção, entre outros importantes assuntos que permeiam os negócios e a sociedade. Desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis por meio da tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e representativa amplia e fortalece a participação e a governança associativista, fomentando parcerias e nossa missão institucional, além de integrar nossos compromissos com a Agenda 2030.

Avançamos ainda na estruturação do nosso Programa de Integridade e Compliance, com destaque ao nosso Código de Conduta e Ética e Manual de Gestão de Crise e Imagem, importantes ferramentas neste processo. Incentivamos que todos os nossos colaboradores, parceiros, diretoria e voluntariado envolvidos adotem posturas éticas e estejam em conformidade com os valores que traduzimos, entre outros, por meio destas ferramentas. Da mesma forma, que utilizem o nosso canal de manifestações, [email protected], para registrar qualquer violação aos padrões éticos que regem a nossa atividade.

Por fim, consolidando o nosso diálogo com a sociedade, lançamos no dia 07 de maio a Rede Catarinense de Compliance, uma iniciativa da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), que tem como propósito fortalecer a cultura de compliance em nível estadual, por meio da troca de informações e boas práticas entre instituições e empresas catarinenses, reunindo especialistas, profissionais e estudiosos no tema contribuindo assim para a construção de conhecimento e padrões de ética e integridade no âmbito associativista e empresarial.

Desta forma, queremos que este movimento pela integridade, a ética e as instituições fortes e eficazes seja multiplicado por todas as nossas Associações Empresariais e comunidade catarinense, para que juntos possamos continuar liderando pelo exemplo.

Jonny Zulauf

Presidente da Facisc