Prefeitura amplia pontos de acesso gratuito à internet

10 de outubro de 2017



Em 2017, os pontos de acesso livre à internet tiveram um salto em Rio Negrinho, crescendo 140% somente neste ano. Dos cinco pontos que existiam, hoje são 12, ampliados principalmente para locais com grande concentração de pessoas. Além disso, o projeto que atende pelo nome de Conecta Rio Negrinho, atente ao Marco Civil da Internet, que exige maior segurança.

Conforme Fabiano Olsen, diretor do Departamento de TI da Prefeitura de Rio Negrinho, até o primeiro semestre o projeto funcionava como piloto. “Agora entra em operação oficial”, explica ele. Além da expansão do projeto, ele atende as exigências da Lei do Marco Civil da Internet (Lei 12.965), que exige o registro dos dados de acesso dos usuários, tais como dados de cadastro, IP da conexão, MAC Address, horários e duração das conexões à internet. “Todos esses dados serão armazenados por um ano ou mais, como exige a lei”, explica Fabiano.

Até então, havia pontos de acesso à internet na Praça do bairro São Pedro, Praça do Avião, Praça do Industrial Norte, Vila Gastronômica e imediações, e Praça no Distrito de Volta Grande. Agora, há novos pontos na Praça do Jardim Hantschel, área externa do Ginásio do Ratinho, Rodoviária, recepção da Fundação Hospitalar, Museu Carlos Lampe, Praça do Novo Horizonte e na Praça da Vila Nova ao lado do CMEI.

Dados

O sistema de cadastro de usuários entrou em operação no dia 25 de julho, e através dele é possível se obter alguns dados sobre a utilização do Conecta Rio Negrinho. Segundo Fabiano, desde o início das novas operações, já foram realizados 2.342 cadastros por usuários, que permanecem em média 27 minutos conectados, com 97% utilizando smartphones e tablets para o acesso. Informações, sugestões e problemas de acesso podem ser comunicadas ao setor TI da Prefeitura, através do 3646.3605.

 

Pontos

– Praça Jardim Hantschel

– Ginásio Ratinho (área externa)

– Rodoviária

– Hospital (recepção)

– Museu

– Praça Novo Horizonte

– Praça da Vila Nova

– Praça do Avião

– Praça no distrito de Volta Grande

– Praça São Pedro

– Praça Ind. Norte (Entrada da COHAB nova)

– Vila do Artesanato e Vila Gastronômica.

 

Fonte: Prefeitura de Rio Negrinho