Prefeitura faz diagnóstico socioambiental de Rio Negrinho

18 de maio de 2018



A Prefeitura de Rio Negrinho, em parceria com o Consórcio Intermunicipal Catarinense (CIMCATARINA), está elaborando o Diagnóstico Socioambiental do município de Rio Negrinho. O diagnóstico é um estudo que envolve diferentes etapas de levantamentos e coleta de dados, que fornece um “retrato” das condições ambientais e sociais de uma área de interesse, como, por exemplo, de um município.

Esse estudo tem como objetivo relatar a atual situação e a identificação da área urbana consolidada do Município por meio de um documento técnico contendo também as áreas de relevante interesse ecológico e de risco ambiental, conforme recomendações do Ministério Público.

O trabalho apresentará os principais elementos da área de interesse de modo a subsidiar ações para o desenvolvimento urbano e regional em consonância com as legislações vigentes e as áreas de ocupação consolidada poderão (em alguns casos) ter a faixa de preservação reduzida de 30 para até 15 (quinze) metros. Este levantamento será realizado durante todo o ano de 2018 e o diagnóstico deverá ser concluído em 2019.

Acompanhados pelos fiscais de obra da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, a equipe técnica, formada por profissionais das áreas de direito, arquitetura e urbanismo, geologia, biologia, engenharia ambiental, engenharia sanitária e engenharia florestal, está realizando a coleta de dados em campo, verificando os cursos d’água – reambulação da hidrografia do município. “Desta forma, pedimos a colaboração da comunidade para que permitam o acesso dos técnicos nos imóveis em que se fizer necessário sua entrada”, ressalta a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Marlete Schroeder.

Fonte: Prefeitura de Rio Negrinho