Prefeitura publica novo decreto de enfrentamento a Covid-19

6 de janeiro de 2021



A Prefeitura de Rio Negrinho publicou novo decreto na noite desta terça-feira visando o enfrentamento do coronavírus no município. Dentre as novas medidas, o documento reduz a capacidade de público nos estabelecimentos para 30%.

Logo pela manhã desta quarta o prefeito Caio Treml, juntamente com o vice-prefeito Pablo Ribeiro e o secretário de Saúde Rafael Schroeder, esteve reunido com o 1º Tenente Cleverson Kalil de Souza, comandante da Polícia Militar em Rio Negrinho, e com o delegado Rubens Passos de Freitas, da Delegacia de Polícia Civil do município. O objetivo da conversa foi a união de esforços para fiscalizar os espaços e os moradores da cidade.

Caio citou a situação gravíssima em que a região se encontra, conforme dados do Governo do Estado. “Estamos bem preocupados porque o pessoal esqueceu o que é a Covid. Não vamos pensar em fechar o comércio, mas vamos precisar da ajuda de vocês na fiscalização. Eu estava no hospital cuidando da ala da Covid e sei como é. Não é brincadeira”, ressaltou o prefeito.

O secretário de Saúde propôs uma união de esforços entre o Poder Público e as autoridades. “Sugerimos que toda irregularidade que for encontrada seja feito um boletim de ocorrência e encaminhado à Vigilância Sanitária. Aí nós montamos um processo administrativo baseado no decreto”, explicou Rafael.

Tanto o representante da Polícia Militar como o da Polícia Civil se mostraram à disposição para intensificar a fiscalização no município.

Alterações do decreto

A principal alteração no novo decreto está na redução da ocupação dos estabelecimentos, passando para 30% da lotação máxima. A medida é válida para restaurantes, bares, comércios, salões de beleza, academias, cultos e etc. Vale ressaltar que ainda é preciso disponibilizar álcool em gel aos clientes, bem como da obrigatoriedade da máscara e do distanciamento.

Sobre os eventos, estão liberadas apenas as competições esportivas profissionais, porém sem a presença do público. As atividades esportivas de lazer, como futebol, seguem suspensas. Já as práticas sem contato, como poker, truco, motociclismo e etc., estão liberadas.

Números do Covid

Nesta quarta-feira Rio Negrinho registrou 7 novos casos de coronavírus. Estes números são referentes a exames feitos em laboratórios particulares, visto que o Laboratório Central (Lacen) não divulgou resultados nesta quarta. Agora, já são 1342 casos confirmados, 359 pessoas monitoradas e 118 com suspeita da doença.

A Fundação Hospitalar atendeu 139 pacientes nas últimas 24 horas, sendo 39 destes com sintomas respiratórios. Na unidade encontram-se dois homens e duas mulheres internados.

Os sete novos casos

Feminino 11 anos

Feminino 42

Feminino 66

Masculino 24

Masculino 29

Masculino 52

Masculino 53.

Prefeitura de Rio Negrinho