Representantes da ACIRNE participam de reunião da Comissão de Incentivos Econômicos e Isenções Fiscais

14 de julho de 2019



Depois da audiência pública que a Câmara de Vereadores de Rio Negrinho realizou no mês de Junho de 2019, a Comissão de revisão da Lei nº 1603/2003, que trata da Consolidação das Leis de Incentivos econômicos e Isenções Fiscais no município de Rio Negrinho continua reunindo-se para formar o conjunto de medidas que o Legislativo esboçou à sociedade e que agora está em fase de complementação. As ideias da comunidade foram enviadas à Câmara após a audiência pública realizada no último dia 25 de Junho e na sequencia estão sendo analisadas pelo setor responsável.

No encontro desta sexta-feira, dia 12 de julho, tivemos a presença do Presidente da ACIRNE – Associação Empresarial de Rio Negrinho Dennis Li Valle, tesoureiro da ACIRNE Altair Ruthes e de Adriano Hüebner que expôs as empresas mais antigas do município, até as mais recentes. Como o assunto é sobre os incentivos às empresas, sejam elas do município ou de fora, Dennis falou sobre vários pontos que devem ser alcançados. Disse que a automatização de várias delas foi fundamental, desde sua criação até os tempos atuais. “Hoje temos uma realidade diferente de empresas que automatizaram o seu processo de produção e outras que não fizeram essa adequação necessária, sendo que muitas quebraram”, relatou Dennis, se referindo aos empreendedores que acompanharam as exigências do mercado e as mutações do sistema da mão de obra qualificada.
Dennis deu exemplo das empresas extintas em Rio Negrinho, entre elas Terra Nova Brasil, Masisa e hoje um espaço utilizado no parque fabril da empresa Sólida. Essas empresas que ocupavam muitas pessoas para fazerem um serviço, quando atualmente utilizam-se mais máquinas e operadores com mais estudos e qualificação para o mercado de trabalho em uma operação mais ágil e com maior produtividade.

Integraram a reunião

Participaram da reunião os Vereadores Willian Righetto- Billy – Presidente da Câmara, Liliana Ap. Schroeder Jurich e Ildefonso Pilati. Além dos servidores da Prefeitura, secretário de desenvolvimento econômico Leandro Liberato e o Assessor Jurídico da Câmara Municipal Cleverson José Vellasques. Este último que está moldando o texto da adequação da lei de acordo com as ideias externas que chegaram até o Poder Legislativo e outras que serão tratadas ainda.

Secretaria de Desenvolvimento

O secretário Leandro Liberato também falou da participação de entidades e da comunidade na repaginação do projeto de incentivos às empresas, destacando os fatores que devem fazer a diferença para fechar o novo texto. Citou como exemplo, o DEL – Programa de Desenvolvimento Local que prevê crescimento com planejamento e a Incubadora tecnológica, que já é realidade no município.
“Esse apoio ao empreendedor não pode ser um assistencialismo e sim um apoio para geração de empregos e renda para as próprias empresas poderem caminhar com suas próprias pernas”, disse o Secretário Leandro Liberato.
Dennis completou, afirmando que a pior situação é quando se abre uma empresa com base somente no incentivo fiscal ou econômico. “Não há nada a fazer quando não se prospera e quando o empreendedor não engrena com o auxílio dado pelo poder público. Por isso é importantíssimo o estudo de cada caso; do que se vai dar e acompanhar esse crescimento e independência da empresa para a continuidade de suas atividades. Fazendo valer o que se recebeu da Prefeitura”, disse.

Contexto de geração de empregos

O empresário Dennis Li Valle chamou a atenção para a qualidade de vida e as expectativas que estão se criando em torno desses incentivos que desde 1974 estão valendo, com mudanças na lei e que precisam de atualização. O que já se está fazendo. O Presidente da ACIRNE citou exemplos de cidades que falam em quantidade de vagas de trabalho, ou mesmo a busca por grandes empresas e a consequência de aberturas de novas vagas em escolas, moradia, etc… contextualizando a formatação de um desenvolvimento nesse sentido. Esse quesito de grandes empresas e pequenos empreendedores foi discutido veementemente pelos presentes na reunião

Outros Projetos ganharam atenção

Projetos como; Acolhida na Colônia, PEDITS – Plano De Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável – Projeto DEL – Desenvolvimento Econômico Local, também segmentam o encontro dos empresários com o poder público nesta sexta-feira na sede da Câmara Municipal.

Por fim, o encontro com os representes da ACIRNE foi para selar a parceria do setor privado e público que precisam falar a mesma língua e desenvolver o município. O caminho que está se trilhando é através das Leis de Incentivos Econômicos e Isenções Fiscais para Empresas Industriais, Comerciais e Prestadoras de Serviços que estabelecerem ou, se estabelecidas que ampliarem sua capacidade produtiva ou se transferirem suas instalações no Município de Rio Negrinho, com aberturas para ideias e junção dos empresários, entidades, poderes Legislativo e Executivo.

 

Câmara de Vereadores de Rio Negrinho