Representantes do Planalto Norte avaliam 2021 em retrospectiva da região

19 de novembro de 2021

Representantes das associações empresariais do Planalto Norte reuniram-se nesta quinta (18/11) na reunião plenária da região.

Liderados pelo vice-presidente regional, Antônio Tiburske, os integrantes das associações fizeram uma retrospectiva das ações para avaliar a representatividade regional e os desafios que terão para o próximo ano. “Certamente tivemos grandes avanços na representatividade regional e este foi um trabalho realizado por diversas mãos”, destacou Tiburske.

O encontro teve como anfitriã a Associação Empresarial de Porto União (ACIPU) que foi representada pelo presidente Fábio Rulf. “Nos aproximamos da reta final do ano e essa retrospectiva nos faz olhar e refletir sobre tudo o que fizemos e pensar no que ainda podemos fazer”, ressaltou.

O encontro contou com a participação do presidente Sérgio Rodrigues Alves que destacou as ações comemorativas pelos 50 anos da Federação e todo o trabalho que vem sendo realizado pela entidade. “Somos uma entidade jovem, mas com um grande legado e responsabilidade para corresponder a quem representamos. Este ano foi um ano muito especial para o Sistema Facisc e temos grandes desafios para 2022, como por exemplo, a retomada das missões em parceria com a Fundação Empreender, a criação de um portal de negócios, o Faciscred e todos os outros trabalhos que consolidamos e estruturamos nas plataformas de capacitação, produtos e soluções, representatividade e inovação. 2021 foi um ano ano extremamente consolidador, produtivo e a nossa expectativa para 2022 é muito otimista”, declarou o presidente.

Presidente da Associação Empresarial de Canoinhas (ACIC), Reinaldo de Lima Júnior, destacou o trabalho feito em prol da ala pediátrica do Hospital Santa Cruz. “Além deste desafio, para 2022 teremos como desafio o desenvolvimento econômico e a carência da mão de obra na região”, pontuou.

Júlio César Teixeira, presidente da Associação Empresarial de São Bento do Sul (ACISBS), falou sobre a criação do Núcleo de Educação para criar um processo contínuo de capacitação para mudança da cultura local. “Nosso movimento é para formação de mão de obra em todos os níveis”, relatou.

Casciane Antunes, presidente da Associação Empresarial de Rio Negrinho (ACIRNE), falou sobre o trabalho em prol do turismo da região com a realização do primeiro Fórum de turismo no Planalto Norte. “Foi a oportunidade de trazer este olhar para o Planalto Norte e temos visto muito frutos a partir desta ação. Na ACI criamos um plano de ação na área e temos muitos desafios.

Em nome da Associação Empresarial de Campo Alegre, Aciaca, o presidente Ingo Rusch Alandt, ressaltou a importância da nova sede da entidade para o sucesso dos trabalhos da ACI. Destacou também as iniciativas para trazer o Programa DEL para o município, o que contribuirá para o desenvolvimento principalmente do turismo e relatou eventos e soluções planejados para o próximo ano.

Valquiria Teixeira Rubbo, presidente da Associação Empresarial de Mafra (ACIM), ressaltou a atuação em torno da bandeira da BR 280 que tem grande impacto econômico na região. Também destacou o evento realizado pelo Núcleo de gastronomia da ACI que promoveu o primeiro festival gastronômico em meio a pandemia contribuindo para divulgar, movimentar e apresentar o potencial da região. “Com esta ação pudemos ver a importância do papel da ACI para os negócios na região”, declarou Valquíria.

Gilmar Sadloski, presidente da Associação Empresarial de Itaiópolis (AEI) apresentou o projeto e parcerias firmadas para a construção da nova sede, a parceria para aquisição de caminhão para o Corpo de Bombeiros, a criação de novos Núcleos, além de capacitações, campanhas comerciais e outras ações que possibilitaram o fortalecimento da entidade e o desenvolvimento dos negócios.

Porto União ressaltou a elaboração do planejamento da entidade, eventos que contribuíram para movimentar o caixa da entidade. “Conseguimos nos organizar e destravar importantes ações, o que tem contribuído para a visibilidade da Aci”, destacou o presidente Fábio Rulf.

Diretora de integração da FACISC, Janelise R. dos Santos, também fez um breve relato sobre o trabalho de coordenação das vice-presidências regionais da Federação destacando a importância dos representantes em cada região para o sucesso dos trabalhos da Federação.

Na oportunidade, o consultor comercial Leo C. Wordell, também apresentou relatórios financeiros e as novidades do cartão Util e novas soluções.