Rio Negrinho registra saldo positivo de empregos em 2018

29 de novembro de 2018

Liderado pelo setor industrial, Rio Negrinho mantém excelente saldo de empregos gerados em 2018, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, divulgados nesta semana. Entre janeiro e outubro de 2018, o saldo é de 597 postos de trabalho formal criados, ou seja, com carteira assinada. Maior que o registrado nos anos anteriores, como em 2017 (347), 2016 (165) e 2015 (saldo negativo de -173).

Para garantir o aumento no número de postos de trabalho, a Prefeitura de Rio Negrinho tem atuado em várias frentes. “O papel da Prefeitura é tornar o solo fértil para a vinda de novas empresas, e a ampliação das já atuais. Precisamos mostrar que nosso município é atrativo para investimentos”, explica o prefeito Julio Ronconi. Para isso, visitas às empresas locais são realizadas pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, além de se manter contato constante com empresários de outras cidades interessados em se instalar na cidade.

Através do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, é feito a análise de projetos de solicitação de incentivos fiscais e benefícios econômicos. De janeiro de 2017 para cá, quatro empresas locais já foram atendidas, além de haver outros sete pedidos de empresas com processo em andamento. “São formas do poder público auxiliar as empresas”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Leandro Liberado dos Santos.

Novas regiões industriais

Na Avenida Klaus Schuhmacher, no bairro Industrial Sul, vários empreendimentos são sendo construídos ou ampliados. O resultado é a geração de 400 novos postos de trabalho nos próximos meses. “A Prefeitura vem atendendo a pedidos dos empresários, melhorando a infraestrutura no local, o que permite que eles ampliem seus negócios, ou que novos investimentos sejam feitos”, destaca Julio. No local, nove empresas estão em processo de expansão de seus parques fabris, três novas se instalaram recentemente, e outra deve iniciar seus trabalhos nas próximas semanas.

No bairro São Pedro, uma área industrial também está em fase de construção. No local, o Conselho de Desenvolvimento Econômico já autorizou empresas a se instalarem: Vale Verde Peças e Acessórios, Temperamental Ferramentaria, Limoy Indústria e Comércio, CLK Móveis Ltda e Terceritec Estruturas Metálicas, e agora o processo tramita na Câmara de Vereadores. “Essas empresas juntas deverão gerar mais 200 empregos diretos, aproximadamente”, adianta Leandro Liberato. Além disso, recentemente já inaugurou no local a Estofados 3 Irmãos, que além de ampliar o número de funcionários, já aumenta seu parque fabril, devendo empregar ainda mais funcionários.

Novas empresas

Além do incentivo às empresas locais, a equipe técnica da Prefeitura trabalha na busca de outros empreendimentos para a cidade, diversificando e fortalecendo a economia. Para isso, o próprio prefeito Julio Ronconi tem tomado frente ao contato e visita a empresas de outras cidades e estados, com apresentação de cartas de intenção e colocando as vantagens de se instalar em Rio Negrinho. O resultado até o momento é a instalação de três empresas: Casatema, Exan Borrachas e Capo Tecnologia, que juntas deverão gerar cerca de 60 empregos diretos. Além disso, já se instalaram recentemente na cidade o Breithaupt Materiais de Construção e a Auto Center Breithaupt, que juntas geraram 20 empregos diretos. “São resultados que estamos colhendo do nosso trabalho e que se refletem nesse saldo positivo do Caged. Sabemos que temos ainda muito a fazer, e não temos medido esforços para que os resultados sejam cada vez mais positivos”, encerra Julio.

Prefeitura de Rio Negrinho