Seminário Internacional sobre gestão de resíduos sólidos

21 de fevereiro de 2018



Na terça-feira, 20, foi a vez de lideranças empresariais e profissionais da área de gestão de resíduos reunirem-se na sede da Associação Empresarial de Joinville, para o Seminário Internacional de Gestão de Resíduos Sólidos organizado pela Facisc e os Centros de Profissionalização das Associações Empresariais da Baviera (bfz gGmbH), na Alemanha.

Os participantes foram recepcionados pelo presidente da Facisc,
Jonny Zulauf, pelo presidente da ACIJ, Moacir G. Thomazi  e pelo prefeito do município, Udo Döhler, que destacou a importância do tema para a cidade e para o Estado. O evento também contou com a presença do Vice-Presidente para o Meio Ambiente, José Mario Gomes Ribeiro e do 1º diretor financeiro, Evandro Muller de Castro.

Jonny Zulauf destacou a relevância do evento como uma forma de despertar a consciência social sobre o tema. “Como cidade industrializada, Joinville deve ter estas preocupações potencializadas para buscar soluções”, declarou o presidente.

Thomazi Moacir apontou que o tema também é uma preocupação do setor empresarial, pois se não for dado o tratamento adequado os problemas também chegarão as portas de todos.

No encontro os quatro especialistas alemães dos setores público e privado da Baviera no campo da Gestão de Resíduos apresentaram as soluções alemãs desenvolvidas para a gestão dos resíduos sólidos.

Na Alemanha cerca de 500 mil vagas de trabalho são geradas na área de gestão de resíduos e a Política de Resíduos promove a corresponsabilidade dos produtores de embalagem e a sensibilização dos cidadãos para minimizar os resíduos.

Os participantes conheceram algumas iniciativas do estado da Baviera, onde a taxa de reciclagem é de 82%, para minimização de resíduos, como por exemplo, a assessoria para educação ambiental, o portal de troca e doações, recipientes com chip para controle de uso e cobrança diferenciada para lixo separado e lixo misto.

Os alemães também expuseram a Política de Resíduos do país e como é o processo de separação do lixo, que é todo automatizado e ao final são produzidos materiais plásticos utilizados em diversas aplicações na agricultura, construção rodoviária, hipismo e na proteção de encostas.

O evento ainda contou com a presença de representante da Associação Brasileira de Empresas Tratamento de Resíduos (Abetre), que apresentou o cenário e as ações que vem sendo para reverter o quadro da gestão de resíduos no país.

A ação contou com o apoio do governo da Baviera e da União Europeia por meio do programa de cooperação Al Invest 5.0, gerenciado pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo (CAINCO), Santa Cruz, Bolívia, cujo objetivo é promover o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas em toda a América Latina.

 

Fonte: Facisc