Sessão solene comemora os 40 anos da Associação Empresarial de Rio Negrinho

29 de junho de 2018

Pela passagem dos seus 40 anos, a Associação Empresarial de Rio Negrinho (Acirne), recebeu na noite de ontem uma homenagem da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), por iniciativa do Deputado Silvio Dreveck. A sessão solene contou com a presença dos ex-presidentes, associados, representantes de entidades, comunidade e autoridades. Um vídeo abordando toda a história da Associação, o desenvolvimento, as reivindicações e conquistas foi apresentado no início, destacando o envolvimento em temas como o hospital, universidade, BR-280, parceria com o poder público entre outras diversas ações já realizadas em cada gestão.

O deputado estadual Silvio Dreveck, citou a importância dos trabalhos da entidade, refletindo sobre a participação de todos. “O nosso reconhecimento a todos os envolvidos, aos empresários que demonstraram na prática a luta por melhorias. Essa participação de todos é extremamente importante. Não é nos omitindo que iremos melhorar, precisamos participar”, relatou.

O deputado federal Mauro Mariani e ex-prefeito de Rio Negrinho, lembrou diversas ações realizadas em sua gestão e destacou a união de todos e os esforços. “Só pelos depoimentos do vídeo que acabamos de ver, Rio Negrinho tem muito que agradecer a todos vocês. Durante toda a trajetória foi possível ver a reconstrução, tempos difíceis, conquistas e o recomeço. A importância da capacitação foi fundamental e diversos modelos que temos hoje na cidade saíram de reuniões concebidas na Associação. A parceria com o poder público é algo de extrema importância. Vai tentar fazer isso em outra cidade pra ver se consegue. Temos que prestigiar quem produz e não penalizar”, completou.

Em nome dos ex-presidentes, Mario Sergio Zilli Bacic, destacou os trabalhos e o aprendizado. “Aprendi muito, a Acirne cresceu ao longo dos anos com a participação de todos e me apaixonei pelo associativismo”, ressaltou. Ele foi presidente da entidade de 1999 a 2001 e 2009 a 2012.

A atual presidente, Eliete Adriani da Cruz, agradeceu a todos pela presença, aos associados, nucleados, imprensa e colaboradores. “Sozinhos vamos mais rápido, juntos vamos mais longe. Pertencente ao maior sistema empresarial voluntário do Estado, a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), que está presente em 220 municípios, com 146 associações e reunindo cerca de 34 mil empresas dos mais diversos segmentos, a Acirne segue trabalhando para ampliar o associativismo, na crescente de sua representatividade, discutindo causas empresariais, fomentando capacitações e inovação. E onde queremos estar nos próximos 40 anos? O nosso papel também é de motivar as gerações futuras para a construção desse futuro e ampliar ainda mais essa história”, exaltou.

O prefeito de Rio Negrinho, Julio Cesar Ronconi, enalteceu a parceria com a entidade em diversos trabalhos. “O DEL, Programa de Desenvolvimento Econômico Local é um grande exemplo, no qual toda a sociedade está engajada e trabalhando junto para pensar no futuro de Rio Negrinho, em melhorias. Parabenizo a todos por esses 40 anos”, completou.

Após os pronunciamentos, uma placa em nome do parlamento catarinense em homenagem e reconhecimento foi entregue aos ex-presidentes, ao colaborador Adriano Hüebner e a Acirne.

Ex-presidentes

Otto Dílson Dettmer – in memoriam – gestão 1978 / 1983

Gilson Pedro Stoerbl – gestão 1986

Carlos Alberto Bonaccorso de Domenico – gestão 1986 / 1988 e 1997 / 1999

Gerson Luiz Tureck – gestão 1988 / 1991

Carlos Kmieck – gestão 1991 / 1993

Hilário Cordeiro – gestão 1993 / 1995

Benoni Hermógenes de Oliveira – in memoriam – gestão 1995 / 1997

Mario Sergio Zilli Bacic – gestão 1999 / 2000 e 2009 / 2012

João Paulo Ferreira – gestão 2001 / 2003

Gerson Sérgio Alves Klaumann – gestão 2003 / 2005

Rita de Cássia Alves – gestão 2005 / 2007

Marcos Rogério Pereira – gestão 2007 / 2009

Altair Ruthes – gestão 2012 / 2014

Germano Basso Júnior – gestão 2014 / 2016

Eliete Adriani da Cruz – atual – gestão 2017 / 2019.