Vacinação para Covid-19 é pauta entre Governo e entidades empresariais

15 de janeiro de 2021



O início da vacinação contra Covid-19 tem previsão para iniciar em todo Brasil na próxima quarta-feira, 20 de janeiro, mas a decisão depende ainda da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, que precisa liberar o uso emergencial das vacinas Coronavac e Astrazeneca. A expectativa é de que a aprovação saia no domingo, 17 de janeiro. O assunto foi amplamente discutido pelo Gabinete de Crise do Governo de Santa Catarina em reunião realizada nesta quinta-feira, 14.

 

A notícia partiu do encontro virtual entre 130 prefeitos de todo o Brasil, sob liderança da Frente Nacional de Prefeitos, e o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que também o ocorreu na data de hoje.

 

A intenção do Ministério é distribuir as doses aos estados na terça-feira, 19 de janeiro, sendo a estratégia começar pelas capitais e só então iniciar a distribuição às demais cidades. O primeiro lote de vacinas conterá oito milhões de doses, dois milhões da AstraZeneca e seis milhões da Coronavac, cobrindo todo o Brasil. A previsão é de que a segunda etapa aconteça em fevereiro, com o envio de 30 milhões de doses aos estados.

 

Presente no encontro, o presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves saiu otimista do encontro. “Vimos que Santa Catarina está com um estrutura bem montada e coberta pelos recursos mobilizados para a ação. Temos uma logística muito bem elaborada e o apoio de todas as Federações”, destacou.

 

O grupo de Gabinete de Crise Econômico do estado é formado pelo Governo e entidades do setor produtivo, incluindo as Federações das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedor Individual (Fampesc), das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC), de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Fhoresc), da Agricultura e Pecuária (Faesc), das Cooperativas Agropecuárias (Fecoagro), dos Municípios (Fecam), das Associações Empresariais (Facisc), entre outras. Participam também representantes da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público (MPSC).

 

Com informações: FCDL-SC