Vários serviços poderão ser requisitados pela internet, no site da Prefeitura

10 de outubro de 2018

Prestar serviços ao cidadão de forma mais ágil, transparente e sustentável. Com essa visão, a Prefeitura de Rio Negrinho está ampliando seus investimentos em governança digital, desburocratizando processos e usando a tecnologia a seu favor. Para isso, vem inovando seus processos e ampliando os canais de comunicação com a comunidade.

Com uma visão focada na inovação, o prefeito Julio Ronconi sempre destacou a necessidade de investimentos em tecnologia. E diante disso, projetos para transformação da Prefeitura de Rio Negrinho em modelo de governo digital estão ganhando forma “Parte destes processos estão na digitalização de vários serviços, os quais estão disponíveis no site da Prefeitura de Rio Negrinho”, explica ele, ressaltando que no Portal do Cidadão, contadores, engenheiros, corretores, cidadãos e organizações em geral que necessitam de serviços da Prefeitura, podem ter acesso há vários atendimentos sem sair de casa. “Serviços que antes exigia-se a abertura do pedido pessoalmente no setor de protocolo, agora podem ser feitos através da internet”, ressalta Julio. O processo seguirá um roteiro online, e para muitos pedidos o contribuinte não precisará comparecer na Prefeitura, ele será totalmente digital.

Entre os vários novos serviços, um comparativo de melhoria é em relação à emissão do Alvará Eventual. Antes, era necessário que o contribuinte fosse até vezes na Prefeitura para continuidade dos trâmites e retirada final do Alvará. Agora com o processo correndo online, ele precisará vir somente uma vez para retirar o documento final. Os trabalhos estão sendo coordenados pelo setor de Tecnologia em conjunto com vários técnicos da Prefeitura, das áreas Tributos, Planejamento e Meio Ambiente, Protocolo e RH.

Conforme Julio, é necessário utilizar a tecnologia para aprimorar o atendimento aos cidadãos, inovando em diversas áreas do governo, e buscamos colocar Rio Negrinho entre os principais municípios do Brasil na questão de governo digital. “O trabalho esta no início, em breve novos serviços estarão disponíveis”, adianta ele. Dúvidas, sugestões, erros podem ser tratados através do email s[email protected]

As formas de Acesso ao novo Portal do Cidadão:

– Através do link PORTAL DO CIDADÃO no site oficial da prefeitura www.rionegrinho.sc.gov.br

– Acessando diretamente rionegrinho.atende.net – Autoatendimento

Alguns dos principais serviços que estão disponíveis online:

– Emissão de Alvará de Localização

– Emissão de Alvará Eventual

– Pedido de Alvará Sanitário

– Emissão de Certidões Negativas

– Emissão de guias de IPTU/ISS/Guias diversas

– Pedido de Baixa de Empresa

– Consulta de Viabilidade para Abertura de Empresa

– Consultas de Viabilidade de Construção

– Consulta de Viabilidade de Desmembramento

– Consulta Prévia de Edificações

– Pedido de Foto Aérea Urbana e Rural

– Solicitação de 2a Via de Alvará

– Solicitação de 2a Via de Habite-se

– Certidão de Inscrição Mobiliária

– Certidão de localização de Imóveis

– Consulta de Viabilidade de Desmembramento

– Consulta Prévia de Edificações

– Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU)

– Requerimento de atendimento da Defesa Civil

– Requerimento de atendimento de Iluminação Pública.

Fonte: Prefeitura de Rio Negrinho